Viajar é descobrir novos mundos e novas experiências. Mas há os que viajam em histórias, contos e romances. Os amantes da leitura têm a oportunidade de incluir no roteiro de viagem, as visitas a grandes bibliotecas nacionais, que reúnem conhecimento e uma excelente oportunidade de mergulhar nos diferentes aspectos da cultura nacional e local, explorando obras literárias, documentos históricos e manifestações artísticas.

Espalhadas pelo Brasil, aqui estão alguns dos principais e mais bonitos centros literários do país que merecem estar em qualquer roteiro de viagem. Está pronto para começar essa jornada?

Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro

Listada entre as bibliotecas mais lindas de todo o mundo, o Real Gabinete Português de Leitura, na cidade do Rio de Janeiro, impressiona pela sua beleza e pelo seu valioso acervo literário.

Criada em 1837 por um grupo de refugiados políticos portugueses que haviam migrado para o Brasil, a Biblioteca já funcionou em outros lugares até o prédio atual ser inaugurado em 1887 e ser transformado em lugar público em 1900.

São mais de 350 mil volumes, incluindo livros raros, esculturas, maquetes, manuscritos, entre outros.

Biblioteca Nacional de Brasília, Distrito Federal

No coração do Planalto Central, a Biblioteca Nacional é ponto de parada obrigatório para quem visita a região. Ela faz parte do Complexo Cultural da República, e está localizada na Esplanada dos Ministérios.

Concebida junto ao plano original de Brasília, o local só veio de fato a ser construído mais de 40 anos após o primeiro decreto que a citava, e foi aberto ao público apenas em 2008.

Projetado com o objetivo de democratizar o acesso à informação, junto de outras edificações da capital, o edifício compõe uma paisagem urbana que possui importância histórica, arquitetônica e política para o Brasil.

Biblioteca Central do Estado da Bahia, Salvador

A primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina é um marco para a literatura brasileira. Ao longo de sua história foi objeto de várias ações de reconstrução e modernização, sendo que em 1988 completou-se a última grande reforma nas instalações físicas em sua atual sede.

A Biblioteca Central da Bahia possui um vasto acervo, com mais de 600 mil arquivos, que abriga uma diversidade de serviços que vão desde o setor especializado a pessoas cegas e de baixa visão, documentação baiana, obras raras e valiosas, periódicos e para o público infantojuvenil.

Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba

Situada em um edifício classificado como Patrimônio Cultural, a Biblioteca Pública do Paraná é uma excelente escolha para explorar durante sua visita a Curitiba.

Localizada no coração da cidade, próximo a outros atrativos turísticos da região central, é o passeio perfeito para quem gosta de bater perna. O espaço promove ainda aos visitantes, uma programação cultural rica com oficinas de criação literária.

Divulgação

Além da importância cultural, o local é considerado um marco da arquitetura modernista na cidade, tendo o projeto assinado pelo urbanista Lúcio Costa, junto com Oscar Niemeyer.

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Belo Horizonte

Localizada ao lado da Praça da Liberdade, o prédio público é também obra de Oscar Niemeyer e tem como característica em sua arquitetura os traços modernistas do artista.

Além de abrigar um rico acervo de livros, na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa há também obras em braile e audiolivros, publicações raras, acervo digitalizado e muito mais.

Sua programação cultural oferece exposições artísticas, já que o espaço conta com uma galeria de arte.

Biblioteca Pública Municipal de Porto Alegre

Com uma arquitetura neoclássica, o prédio começou a ser construído em 1912 e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Localizada no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre, fica próxima a diferentes lugares culturais da cidade.

TURISMO: Conheça Porto Alegre com a Linha Turismo

A Biblioteca Municipal conta com um Clube da Leitura que promove atividades sobre literatura, com escritores, shows, recitais, oficinas, palestras, lançamentos de livros, entre outros.

Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo

Na região da República fica a principal biblioteca pública da cidade de São Paulo, e uma das instituições culturais mais importantes do Brasil. Nomeada em homenagem ao escritor modernista brasileiro Mário de Andrade, a Biblioteca é reconhecida por sua extensa coleção e contribuição para a promoção da cultura.

Divulgação

Possui o segundo maior acervo do país, com salas com obras raras e materiais de grande importância histórica. Além de ser um importante espaço de pesquisa, também oferece diversas atividades e eventos culturais ao público, com uma programação que sempre se renova.

Fábio Marques, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment