Aumentaram as ocorrências com passageiros indisciplinados em 2022. Os números mais recentes mostram que houve um incidente com passageiro indisciplinado a cada 568 voos ano passado, representando aumento em relação a um incidente a cada 835 voos em 2021. As categorias mais comuns de incidentes em 2022 foram não conformidade, abuso verbal e intoxicação. Os incidentes de abuso físico continuam muito raros, mas tiveram um aumento alarmante de 61% em relação a 2021, ocorrendo uma vez a cada 17,2 mil voos. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata – International Air Transport Association) pediu que os Estados assumissem a autoridade necessária para processar esses passageiros segundo o Protocolo de Montreal 2014 (MP14).

“A tendência – diz Conrad Clifford, vice-diretor geral da Iata – crescente de incidentes com passageiros indisciplinados é preocupante. Os passageiros e a tripulação devem ter uma experiência segura e sem complicações a bordo. Para isso, os passageiros devem cumprir com as instruções fornecidas pela tripulação. Embora nossas tripulações de profissionais sejam bem treinadas para lidar com situações de passageiros indisciplinados, é inaceitável que as regras em vigor para a segurança de todos sejam desobedecidas por uma minoria de passageiros persistentes. Não há desculpa para não seguir as instruções da tripulação”.

Embora os incidentes de não conformidade inicialmente tenham diminuído após a eliminação das exigências de uso de máscara na maioria dos voos, a frequência voltou a aumentar ao longo de 2022 e terminou o ano cerca de 37% acima de 2021. Os exemplos mais comuns de não conformidade foram:

  • Fumar cigarro, cigarro eletrônico, vape e dispositivos tipo puff na cabine ou nos banheiros;
  • Não colocar o cinto de segurança quando solicitado;
  • Exceder a franquia de bagagem de mão ou não guardar bagagem quando solicitado e
  • Consumo de bebida alcoólica trazida pelo próprio passageiro.

Estratégia que envolve dois pilares

Uma estratégia de dois pilares está em vigor para a abordagem necessária de tolerância zero ao comportamento do passageiro indisciplinado:

1. Regulamentação: Garantir que os governos tenham a autoridade legal necessária para processar passageiros indisciplinados, independentemente de seu Estado de origem, e tomar uma série de medidas de fiscalização que reflitam a gravidade do incidente. Tais poderes são conferidos no Protocolo de Montreal 2014 (MP14), e a Iata pede que todos os Estados adotem o Protocolo o mais rápido possível. Até o momento, cerca de 45 nações que compreendem 33% do tráfego internacional de passageiros ratificaram o MP14.

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2.Orientação para prevenir e reduzir incidentes: Prevenir incidentes por meio da colaboração com parceiros do setor em terra (como aeroportos, bares e restaurantes e lojas duty-free), incluindo, por exemplo, campanhas de conscientização sobre as consequências do comportamento indisciplinado. Além disso, compartilhar as melhores práticas, incluindo treinamento, para que a tripulação diminua os incidentes quando eles ocorrerem. Um novo documento com orientações foi publicado no início de 2022, reunindo as melhores práticas para as companhias aéreas e fornecendo soluções práticas aos governos sobre conscientização pública, multas instantâneas e correção de erros de jurisdição.

“Ninguém quer impedir que as pessoas se divirtam quando saem de férias, mas todos temos a responsabilidade de nos comportar com respeito pelos outros passageiros e pela tripulação. Pelo bem da maioria, não pedimos desculpas por tentar reprimir o mau comportamento de um pequeno número de viajantes que podem tornar um voo muito desconfortável para as outras pessoas”, disse Clifford.

Com apoio Llorente y Cuenca

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