Após ter deixado um vácuo no mercado durantes os últimos dois anos, o Nissan Sentra voltou do México reestilizado, com preço competitivo e muito mais equipado. A Now Boarding testou a versão Nissan Sentra Exclusive 2023 (R$ 173.290), com interior premium (R$ 1,7 mil) e pintura bitone (R$ 3 mil), totalizando R$ 177.990.

O sedan está maior 4,64 metros, mais largo em 1,81 metro e mais baixo em 1,45 metro do que o seu antecessor. A frente ficou atual, esportiva e tecnológica, incorporando faróis em led com luz alta automática, câmeras e radar. Junto com o alerta de colisão frontal, alerta de atenção ao motorista, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa, assistente inteligente de frenagem, alerta de ponto cego e o sistema de câmeras 360º com detecção de objetos em movimento, o coloca na vanguarda dos sedans médios em nosso mercado.

A traseira também mudou: possui agora alerta de tráfego cruzado e ganhou um defletor no para-choque. O conjunto de lanternas ao contrário do dianteiro, é todo iluminado por lâmpadas incandescentes.

O porta-malas diminuiu e agora tem 466 litros mesmo levando um estepe fino. Aliás, esta é uma tendência desagradável das montadoras, pois além de afetar a dirigibilidade, caso você esteja em viagem com o porta-malas cheio, não haverá espaço para você colocar o pneu furado, que é bem maior. Você pode pensar que com o estepe fino, sobraria mais espaço para o tanque de combustível, nada disso. Possui apenas 47 litros, outra tendência de diminuírem cada vez mais a capacidade dos tanques. Os alto falantes, amplificador e fiação ficam expostos e há um dispositivo para abertura de emergência por dentro.

A motorização é 2.0 L, 16 válvulas, CVVTCS, (sistema de variação contínua da fase de abertura das válvulas), com injeção direta de gasolina, gera 151 cv e 20 Kgmf atrelado a um câmbio CVT que simula até 8 marchas, com aletas no volante. Mesmo pesando 1.405 kg conseguimos boas marcas de consumo, 9,77 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada. Rodamos um total de 419 km.

O interior chama atenção pelo excelente acabamento, do encaixe das peças e do revestimento em couro, na cor Sand, um tipo de caramelo. Sua padronagem e as costuras, que acompanham bancos, painel e portas são impecáveis. O banco do motorista tem ajustes elétricos e ambos os dianteiros também contam com aquecimento, um item de conforto excepcional para os dias e noites frias de inverno. O porta-luvas não tem iluminação e somente o vidro do motorista tem o comando de um toque. O banco traseiro também conta com as famosas espumas “zero gravity” da Nissan, trazendo mais conforto aos passageiros. O encosto é bipartido, mas os apoios de cabeça são fixos.

TEST DRIVE: Veja a avaliação do Audi e-tron

O painel é novo, completíssimo, funcional com todos os ajustes bem a mão. Nesta unidade, o alinhamento junto ao para-brisa estava irregular, possivelmente por alguma má fixação junto a carroceria. O quadro de instrumentos segue o padrão das Frontier, com instrumentos analógicos e com o painel central digital. Tem excelente visibilidade e traz todas as informações.  A multimídia de 8 polegadas é fácil de usar, mas ainda precisa de cabo para o Android Auto ou para o Apple Car Play. Não há carregamento do celular por indução. O sistema de som com alto falantes Bose é fenomenal. O ar-condicionado é digital de duas zonas, e apesar de novo, estava exalando um forte cheiro de mofo nos dois primeiros dias de teste, que felizmente se dissipou com o uso. O volante é o mais completo da linha Nissan no Brasil, tem empunhadura mais grossa e possui uma forração de couro superior aos demais. Seu teto solar ajuda para a boa sensação de amplitude a bordo.

O que destoa em todo este conjunto é o freio de estacionamento sendo acionado por pedal. É ruim de usar, está mal localizado. Deveria ficar bem à esquerda, mas fica no vão entre a caixa de roda e o pedal do freio.

Como mencionei no início, este é um sedan baixo e assim como todos, requer cuidados redobrados para transpor obstáculos como lombadas, buracos e entradas e saídas de prédios e estabelecimentos. A suspenção traseira, apesar de multilink, não filtra muito bem os buracos do caminho, transmitindo pancadas secas ao interior do veículo.

O piloto automático adaptativo ACC funcionou, mas ocasionou uma aceleração desnecessária quando o veículo à frente estava relativamente próximo, o que me fez acionar o freio. É sempre recomendável usar com cautela e ficar atento, pois não vale a pena pagar para ver se ele vai ou não frear a tempo.

Carlos Fernando Schrappe Borges, com fotos

Comentários

4 Comments

  1. Antonio 9 de junho de 2023 at 08:40 - Reply

    Pontos negativo: 1-não tem travamento automático das portas após o carror entrar em movimento. Isto é um item de seguranca. Motorista tem que lembrar de fazer o travamento. O antecessor tinha esta função.
    2-Não possui rebatimento dos retrovisores, ao fechar as portas.
    3-Sem lampada no porta-luvas. Antecessor tinha.

    • Jean Luiz Féder 9 de junho de 2023 at 09:59 - Reply

      Antonio,
      Resposta de Carlos Fernando Schrappe Borges:
      Agradeço os corretos apontamentos. Entretanto, não há carro perfeito, mas as melhorias são maiores que as falhas, além do que o carro vem do México.

  2. Antonio Silva 9 de junho de 2023 at 08:42 - Reply

    Pontos negativo: 1-não tem travamento automático das portas após o carror entrar em movimento. Isto é um item de seguranca. Motorista tem que lembrar de fazer o travamento. O antecessor tinha esta função.
    2-Não possui rebatimento dos retrovisores, ao fechar as portas.
    3-Sem lampada no porta-luvas. Antecessor tinha.

    • Jean Luiz Féder 9 de junho de 2023 at 09:58 - Reply

      Antonio,
      Resposta de Carlos Fernando Schrappe Borges:
      Agradeço os corretos apontamentos. Entretanto, não há carro perfeito, mas as melhorias são maiores que as falhas, além do que o carro vem do México.

Leave A Comment