AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2.3 min

PUBLICADO EM

10/09/2020

Os turistas que forem ao Piauí já podem visitar os Parques da Serra da Capivara e o de Sete Cidades porque os dois foram reabertos ontem (9 de setembro) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após meses fechadas devido à pandemia do coronavírus. A retomada das atividades nos locais ocorre de forma gradual atendendo todas as medidas de prevenção e controle, conforme recomendação dos órgãos de saúde.

Neste primeiro momento, o Parque da Serra da Capivara ficará aberto das 7h às 17h. Para visita ao local, a recomendação é de que sejam formados grupos de até oito pessoas, incluindo crianças do mesmo grupo familiar ou que viagem juntas; no caso de excursão escolar, poderão entrar até 24 pessoas, sendo três grupos de oito visitando o mesmo circuito por vez, respeitando o distanciamento social. Além disso, pelos próximos sessenta dias, apenas cinco circuitos poderão ser reabertos: Boqueirão da Pedra Furada, Sítio do Meio, Serra Vermelha, Invenção e o de Caminhadas.

Já a unidade de Sete Cidades está de portas abertas entre 8h e 17h, sendo limitada a visita de duzentas pessoas por dia, durante os próximos trinta dias. A partir do 31º dia, o número poderá ser dobrado. As trilhas estão abertas apenas para caminhadas, não sendo permitido o uso de bicicleta no primeiro mês. A máscara é de uso obrigatório por parte dos guias, condutores, turistas e funcionários, além da distância mínima de 1,5 metro preconizado pelos órgãos de saúde.

Em ambos os parques, devem ser respeitados o uso obrigatório de máscara de proteção facial, a disponibilização de álcool em gel 70% ou produto de higienização para mãos, a medição de temperatura dos visitantes na entrada e saída dos parques, através de termômetro infravermelho e a desinfecção periódica de ambientes, como pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros.

Investimentos

No final de julho, o Ministério do Turismo destinou R$ 6,5 milhões para obras de infraestrutura turística de São Raimundo Nonato (PI), uma das portas de entrada do Parque Nacional da Serra da Capivara. Com esse recurso será possível pavimentar as ruas que recebem maior fluxo de veículos, além de revitalizar e reformar o Centro de Apoio ao Turista. No ano passado, o Ministério esteve em três ocasiões na região para identificar e aprimorar as potencialidades turísticas do atrativo. Numa delas, técnicos da Pasta realizaram um diagnóstico das necessidades de infraestrutura, conectividade, meio ambiente e promoção do local.

Fonte: Ministério do Turismo

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS