O Parque Estadual do Turvo, na cidade de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, faz fronteira com a Argentina. Com mata subtropical abriga diversas espécies de árvores e animais, incluindo a onça-pintada. A reserva é protegida e oferece vários passeios que podem ser feitos de carro próprio, de bicicleta ou de barco no Rio Uruguai para a observação dos Saltos Yucumã.

O passeio começa logo na entrada do Parque do Turvo, na estrada que corta a mata e exibe toda a sua biodiversidade. Os visitantes podem optar por continuar com seus carros ou alugar uma bicicleta e percorrer 15 km, acompanhados por condutores de ecotrilhas que durante o caminho contam peculiaridades sobre espécies de árvores, flores, pássaros e todos os animais que habitam o ecossistema do Turvo. Vale ressaltar que a estrada dentro do Parque Estadual é de terra, mas oferece boas condições para passear.

No Centro de Visitantes tem a Mostra da Biodiversidade, uma exposição de animais que conta a história do Parque Estadual do Turvo e traz informações sobre período que os balseiros faziam a travessia entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, pelo Rio Uruguai. Este feito aconteceu entre os anos de 1940 e 1960. No local, lanchonete vende salgados assados, bebidas não alcoólicas e lanches em geral. Também tem uma loja de souvenirs.

Para quem deseja conhecer toda a biodiversidade do Parque, há palestras de Educação Ambiental ministradas pelos Monitores Ambientais, e os visitantes podem ver imagens da fauna por meio das gravações feitas pelas câmeras trap que estão posicionadas no Parque e que captam movimentos dos animais.

Devido à grande quantidade de chuvas no Sul do país, o passeio de barco para a visitação dos Saltos Yucumã, que medem em média 12 metros de altura, está temporariamente interrompido.

Saltos do Yucumã. Foto: RS Rural/Norberto Jaeger

Sequência de trilhas no Turvo

O Parque Estadual do Turvo possui mais de 17 mil hectares, mas os turistas só podem explorar uma área delimitada chamada Macuco Yucumã. Ao redor dela, encontra-se a Trilha das Lagoas, próxima ao Centro de Visitantes, com uma extensão de aproximadamente 1,3 mil metros. Durante a caminhada de aproximadamente 45 minutos, é possível visualizar pegadas de animais e observar espécies de árvores como samambaiaçu, cedro, uma canafístula centenária, entre outras.

Foto: Macuco Yucumã

A Trilha das Onças, próxima aos Saltos do Yucumã, tem uma extensão de 1,5 mil metros e uma duração de quase 45 minutos. No percurso, os visitantes encontrarão uma diversidade de árvores e uma cachoeira. O passeio permite contemplar a fauna e a flora locais, visualizar pegadas e ver o Rio Uruguai.

A Trilha do Yucumã está localizada na área de lazer próxima ao Salto do Yucumã. Com cerca de 400 metros até chegar à laje de pedras, os visitantes podem observar o Rio Uruguai e, quando a vazão está mais baixa, contemplar os 1,8 mil metros de quedas do famoso Salto do Yucumã.

TURISMO: No Rio Grande do Sul faça a Trilha dos Canyons

Passeio de bicicleta

Essa atividade é realizada na estrada de acesso à área de lazer, próxima ao Salto do Yucumã, com um percurso de 15 km de estrada de chão. As bicicletas estão disponíveis na entrada do Parque e todos os passeios são acompanhados por informações ambientais fornecidas pelos condutores de ecoturismo.

O horário para visitação do Parque Estadual do Turvo é de quinta a segunda, das 8h às 16h, mas os visitantes podem permanecer no Centro de Visitantes até as 18h para aproveitar e explorar todas as atividades que o Macuco Yucumã oferece. Todas as informações sobre o Parque estão nesse link.

Com apoio Silvana Canal MKT & Consultorias

Comentários

Leave A Comment