AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.6 min

PUBLICADO EM

05/03/2018

A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA É A FORMAÇÃO DE TROMBOSE DENTRO DOS VASOS SANGUÍNEOS. Ela pode aparecer em passageiros que permaneçam muito tempo sentados em uma mesma posição. Passageiros de voos com duração maior de 4 horas e, principalmente, pessoas acima de 60 anos, devem ficar atentos a essa condição. O coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Unidombosco, Guilherme Stival, sugere exercícios simples que podem ser feitos dentro do avião e que minimizarão as possibilidades de acontecer a trombose venosa profunda no voo e tornar sua viagem mais tranquila.

1. Sentado em sua poltrona coloque os joelhos flexionados em 90º e com a planta dos pés apoiados totalmente no solo. Faça a elevação dos calcanhares e permaneça nessa posição por 10 segundos. Relaxe com a planta dos pés apoiada totalmente no solo. Repita esse exercício 12 vezes. Mantenha a postura do restante do corpo e a respiração normalmente.

2. Ainda sentado em sua poltrona, estenda suas pernas à frente do seu corpo apoiando os calcanhares no solo e mantendo a ponta dos pés ligeiramente levantados. Faça movimentos circulares, na direção horária e anti-horária, repetindo de 15 a 20 vezes para cada direção. Aproveite essa posição e faça movimentos de esticar para baixo e flexionar para cima os tornozelos.

3. Mantendo a posição anterior, coloque as pernas suspensas e levemente afastadas. Faça movimentos de abrir e fechar com as pernas.

4. Repita a posição do primeiro exercício, entrelace os dedos das mãos, estenda ligeiramente os braços acima da cabeça e estique seu corpo o quanto conseguir. Permaneça de 5 a 10 segundos nessa posição e relaxe. Repita mais 2 vezes esses movimentos.

5. A cada 2 horas de voo, levante-se e caminhe pelo corredor da aeronave.

Publicado na Now Boarding – março/2018

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS