Quem visita ou mora em Belo Horizonte acaba de ganhar um novo atrativo: o Jardim das Esculturas, no Palácio da Liberdade, um prédio de 126 aos. O Jardim das Esculturas visa ampliar o acesso às artes visuais, com a exibição de diversos trabalhos, a partir de curadoria da Fundação Clóvis Salgado (FCS), e o projeto é realização do Governo de Minas Gerais através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Doada pela Gerdau para o espaço Circuito Liberdade, obra do escultor Giovani Fantauzzi foi entregue ao Jardim.

Leônidas Oliveira, secretário da Cultura, afirma que “o Palácio da Liberdade está se transformando, seja por meio dos vários encontros realizados, seja por meio das exposições e feiras ao ar livre que aqui acontecem. Há quase seis meses os portões estão abertos à população, transformando os jardins do Palácio numa continuação da Praça da Liberdade, como era previsto no projeto original desse espaço. É, portanto, muito bonito e simbólico tornar esse Palácio e seus jardins ainda mais abertos para a arte”.

TURISMO: Conheça o Palácio da Liberdade

Produzida em aço inoxidável, a obra de Fantauzzi tem 5 metros de altura e é concebida a partir de tubos de aço que brotam do chão, desenhando o espaço, geometricamente, e formando um conjunto de simetria perfeita. Ela pesa mais de 2 toneladas e foi selecionada no edital Arte em Aço, lançado em 2021 em comemoração aos 120 anos da Gerdau, a partir de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O trabalho de Fantauzzi pode ser apreciado ao lado de outras obras expressivas da arte mineira, como uma escultura de Amilcar de Castro e outra de Marco Aurélio Guimarães, intitulada, “A Banhista”, a qual foi doada recentemente para o acervo do Palácio da Liberdade.

A obra de Fantauzzi também contará com um programa educativo voltado para crianças e jovens da rede pública de ensino, que serão convidados a visitar e interagir com a escultura e com o artista. Estão previstas atividades com a presença de tradutor em libras, o que tornará o trabalho acessível para as pessoas com deficiência.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Cultura e Turismo

Comentários

Leave A Comment