Aos poucos sendo retomada, com os devidos cuidados e seguindo protocolos de segurança, o início de outubro marcou reabertura de vários destinos turísticos pelo país. A retomada das atividades turísticas nos quatro cantos do Brasil segue uma série de medidas de segurança, como as estabelecidas pelo selo Turismo Responsável, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e validado pela Anvisa.

Atração pioneira na Serra Gaúcha, os famosos bondinhos aéreos da cidade de Canela (RS) agora abrem todos os dias, das 9h às 17h. São três estações disponíveis no Parques da Serra Bondinhos Aéreos em meio a montanhas e vales, com vista, inclusive, para uma das paisagens mais deslumbrantes do país: a Cascata do Caracol, um dos pontos turísticos mais visitados da região e a principal atração do Parque do Caracol.

Um importante cartão-postal de Brasília, o Pedalinho do Parque da Cidade (Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek), também reabriu e inovou: até o final do mês promove eventos com música, cinema e teatro a bordo de boias gigantes de bichos ancorados no laguinho do parque. Quem mora ou visita à capital federal, a partir deste mês, também já pode acessar outro importante ponto turístico: o mirante da Torre de TV de Brasília, que estava fechado para reformas. Com entrada gratuita, funciona de quinta a domingo, das 12h às 18h.

Quem também reabriu oficialmente ao público neste mês foi o Parque Aquático dos Laranjais, em Olímpia (SP). São mais de cinquenta atrações oferecidas, entre piscinas e toboáguas, seguindo os cuidados preconizados pelas autoridades de saúde. O parque funciona diariamente das 9h às 17h, limitando a entrada do público em 40% da sua capacidade.

Um dos principais destinos do país quando se trata de ecoturismo e turismo de aventura, o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, também foi reaberto em outubro. Fechado desde março devido a pandemia, a reabertura se dá após a adoção de protocolos de segurança para proteção dos turistas. São 34 mil km² de paisagem com clima de savana, cortada por rios, riachos e ribeirões de águas transparentes e potáveis. Chapadões, serras, dunas de 40 metros de altura, nascentes, fevedouros e formações rochosas. O Jalapão reúne tudo isso.

Campanhas

Amazonas lançou neste mês uma campanha digital com vídeos promocionais para divulgar o Estado como um destino seguro para turistas brasileiros e, também, para estrangeiros no período pós-pandemia. As peças compõem a campanha “Amazone-se” pela retomada do turismo local e apresenta aos brasileiros e ao mundo os principais atrativos turísticos do estado. Alguns destes destinos, inclusive, são tombados como patrimônio histórico nacional, como o Teatro Amazonas, o mercado Adolpho Lisboa e a Praça Dom Pedro II.

O mês de outubro também começou com novidades para os turistas que buscam as belezas da Bahia. No Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), a prefeitura de Salvador lançou a campanha “Vem meu Amor” para mostrar que a capital baiana adotou protocolos de saúde e medidas de segurança contra a Covid-19 e que está pronta para receber turistas. O vídeo promocional alterna cenas de alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Pelourinho, e de estabelecimentos demonstrando a adoção de iniciativas sanitárias.

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment