O Expresso do Oriente está no imaginário de todos. Seja por ser uma das viagens de trem mais espetaculares, como pelo romance escrito por Agatha Christie que saiu dos livros e foi para as telas do cinema com o detetive Hercule Poirot para desvendar um crime no “O Assassinato no Expresso Oriente”. Em 2026, a emoção vivida no Expresso do Oriente vai ganhar nova versão: o Orient Express Silenseas.

A rota ferroviária inaugurada em 1883 que ligava Paris a Constantinopla, hoje Istambul, terá uma revolução com a inauguração do maior veleiro do mundo, num projeto que segundo a divulgação é “ambicioso e ultrapassa os limites do que é possível” numa parceria entre a rede hoteleira Accor e a Chantiers de l’Atlantique, empresa de construção naval.

Em 1867, Georges Nagelmackers embarcou nos navios transatlânticos que ligavam a Europa à América e partiu em uma jornada de descoberta para os Estados Unidos. Fascinado pela imponência destes enormes barcos, o fundador dos comboios Orient Express explorou as luxuosas suítes dos viajantes, com a sua rica e sumptuosa decoração, adornada com marchetaria excepcional. Ele experimentou a cena social dos restaurantes e o ambiente único dos salões, bibliotecas e locais de entretenimento. Essa experiência de viagem marítima inspiraria, mais tarde, o lançamento em 1883 de seu agora lendário trem, o Orient Express.

Tendo como referência a Era de Ouro da Riviera Francesa, o Orient Express Silenseas relembrará o período glorioso em que escritores, artistas, pintores, princesas e estrelas de cinema passavam um tempo entre Monte-Carlo, praias de Saint-Tropez, Cap d’Antibes e Cannes, com sua famosa Croisette. Dessa maneira, descobriram um requinte tingido pela despreocupação e joie de vivre, realizando escapadas extremas.

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Sébastien Bazin, Chairman e CEO da Accor, afirma que “com o Orient Express Silenseas começamos um novo capítulo em nossa história, levando a experiência e a excelência das viagens de luxo e transpondo-as para os mares mais bonitos do mundo. Este excepcional iate à vela, com raízes na história do Orient Express, oferecerá espaços de design refinado e serviços incomparáveis, relembrando a era de ouro dos cruzeiros míticos. A inovação está no coração deste veleiro ultramoderno, que revolucionará o mundo marítimo com novas tecnologias para enfrentar os desafios atuais de sustentabilidade. É um barco projetado para tornar os sonhos uma realidade e uma vitrine do melhor savoir-faire francês”.

Tesouro oceânico de 220 metros de comprimento, o Orient Express Silenseas contará com 54 suítes, medindo 70 m² em média cada, incluindo uma suíte presidencial de 1,4 mil m² (com direito a terraço privativo de 530 m²), duas piscinas, sendo uma delas olímpica, dois restaurantes e speakeasy bar.

O veleiro convidará os hóspedes a vivenciar espetáculos no seu Anfiteatro-Cabaret, e um estúdio privado de gravação dará voz às mais belas melodias. Esta experiência única de viagem contará com tratamentos de spa, sessões de meditação e explorações com paradas para descobrir tesouros locais, que permitem aos hóspedes se desconectar completamente da realidade e parar o tempo.

Orient Express Silenseas.

Aproveitando a experiência de especialistas em corridas oceânicas, o Orient Express Silenseas navegará com um revolucionário design tecnológico conhecido como SolidSail: três velas rígidas com uma área de superfície de 1,5 mil metros cada, que serão içadas em uma plataforma balestron, com três mastros basculantes atingindo mais de 100 metros de altura, capazes de garantir até 100% da propulsão em condições climáticas adequadas. Esta fórmula de propulsão híbrida combinará energia eólica com um motor de última geração, movido a gás natural liquefeito (GNL), com planos de usar hidrogênio verde assim que a tecnologia for aprovada para navios de passageiros oceânicos, lançando uma nova visão mais ecológica das viagens marítimas.

O renomado arquiteto Maxime d’Angeac projetará o layout e a decoração do interior. Já a empresa de design Stirling Design International, com sede em Nantes, cuidará da arquitetura externa. A Hetland Maritime também ajudou a Accor na criação do Silenseas e nas discussões em andamento com Chantiers de l’Atlantique. Todo o projeto será financiado em até 70-80% por bancos comerciais, com o restante fornecido por um grupo de sócios no qual a Accor terá uma participação minoritária.

Com apoio Fleishman

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