AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2 min

PUBLICADO EM

05/03/2018

ENTÃO CHEGOU O DIA DAQUELA TÃO ESPERADA APRESENTAÇÃO DO SEU PROJETO PARA TODA A DIRETORIA. Ou da palestra para um grande público ou, ainda, a entrevista do emprego dos seus sonhos.

Quem não fica ansioso e com sensação de frio na barriga numa dessas situações levanta o dedo!

Normal. Você não está sozinho: segundo uma pesquisa nacional, o maior medo do brasileiro é falar em público, com 15,3% de citação entre os entrevistados, ficando à frente até mesmo da morte.

Esse é o momento em que você é o centro das atenções, com todos os olhares e julgamentos voltados para você e, acredite, será avaliado pela aparência, sim! A notícia boa é que ela pode trabalhar a seu favor.

Pensando nisso, aqui vão alguns conselhos para que você tenha sua aparência como aliada:

– O nível de formalidade deve estar adequado ao público. Informe-se!

– Quanto mais formal o ambiente, mais escura, lisa e estruturada a roupa.

– Se você trabalha em um ambiente casual e precisa fazer uma entrevista com roupa formal, não vai dar para aparecer de terno e gravata ou de tailleur, não é mesmo? Nesse caso, sugiro que use peças de alfaiataria de corte reto, em tons escuros na parte de baixo com blusas ou camisas lisas ou com estampas discretas. Leve um blazer no carro.

– Pensando na psicologia das cores, o azul marinho é a cor que transmite profissionalismo.

– Cuidado para não desviar atenção da sua fala com acessórios chamativos e cores vibrantes.

 – Normalmente em situações estressantes, tendemos a transpirar mais. Cores escuras evitam que manchas apareçam. Tecidos naturais como lã fria, seda e algodão são ótimos aliados pois permitem a passagem do ar.

– No caso das mulheres, não deixe de usar maquiagem. Ela demonstra que você teve cuidado e preparo para a ocasião. Mas cuidado na dose!

Sua imagem precisa transmitir credibilidade e estar adequada ao público, à empresa (grau de formalidade) e, no caso das entrevistas de emprego, ela deve estar adequada também à posição disputada. Siga aquela máxima: “Vista-se para o cargo que você quer, e não para o que você tem”.

Karla Giacomet, consultora de Imagem

Publicado na Now Boarding – março/2018

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS