AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2 min

PUBLICADO EM

12/07/2014

Amanda Chain

O Poder do Hábito
Foto: divulgação

Lisa Allen tinha 34 anos. Começou a fumar e beber com 16, estava fora de forma, com excesso de peso, sem dinheiro no banco e seu velho currículo mostrava que o emprego mais longo durara menos de um ano. Mas naquele dia, em frente aos pesquisadores Lisa estava esbelta e vibrante. Parecia mais jovem, com o corpo atlético de uma corredora. Não tinha mais dívidas, não bebia e estava há mais de 3 anos no mesmo trabalho. Lisa tinha decidido mudar um de seus hábitos e isso a ajudou a reprogramar as outras rotinas automáticas de sua vida.

Embora cada hábito signifique pouco por si só, ao longo do tempo, as refeições que pedimos, o que dizemos a nossos filhos e companheiros todas as noites, se poupamos ou gastamos dinheiro, a frequência que fazemos exercícios, as rotinas de trabalho, têm um impacto enorme em nossa saúde, produtividade, segurança financeira e felicidade.

O livro começa a abordagem dos hábitos sob o aspecto individual, da rotina individual e hábitos de consumo. Parte para a análise dos hábitos de empresas e organizações bem-sucedidas, entendendo como desenvolver novas rotinas internas e fortalecer a cultura organizacional que vão determinar o comportamento das pessoas. E finalmente examina os hábitos sociedade.

Cada hábito é formado por três componentes. Primeiro há uma deixa, um estímulo ou gatilho que nos coloca em modo automático, despertando o hábito. Depois há a rotina, o hábito em si. E no final a recompense, que ajuda o cérebro a saber se vale a pena memorizar este hábito para o futuro. Ao longo do tempo, esse loop – deixa, rotina, recompensa – se torna cada vez mais automático.

Hábitos não são inevitáveis e podem ser ignorados, alterados ou substituídos. E para isso o importante é entender qual é o gatilho que o desperta e sua recompensa.

Escrito de forma clara e fácil, com estudos acadêmicos, entrevistas e casos de pessoas e empresas é uma excelente leitura. De Charles Duhigg. Editora Objetiva. Preço sugerido: R$ 39,90.

vendas@livrariadochain.com.br

Publicado no Aeroporto Jornal – julho/2014

Foto do destaque: Irina Iriser/ Unsplash

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS