AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.5 min

PUBLICADO EM

05/11/2015

Sem perspectivas de dias melhores, cansados das guerras, da fome e doenças, além da falta de trabalho, milhares de italianos se aventurarem para começar uma nova vida em outros países. Uma trajetória que começou nos pequenos vilarejos da Itália, com a notícia de que além-mar existia muita terra para se plantar, provocando euforia entre os italianos para “fare l’América”. Este livro fala das origens italianas.

Aliado aos incentivos dos governos, tanto da Itália como do Brasil, muitos embarcavam, sem saber ao certo aonde iriam desembarcar.

Era como uma passagem apenas de ida.

As viagens eram sofridas, muito longas, com poucos alimentos, precárias condições higiênicas e de assistência aos doentes, alimentando somente o sonho e a esperança de dias melhores. E com a esperança de um dia voltar.

Na chegada ao Brasil, enfrentaram muitas dificuldades devido às diferenças do clima, o solo não apto para o plantio das culturas tradicionais da Itália, florestas intactas e pouco apoio do governo brasileiro.

Mais de 4,4 milhões de italianos, somente no período de 1846 a 1932, vieram para o Brasil. Um povo ávido por trabalho, religioso, cooperativo e disposto a trabalhar. Avalia-se que hoje cerca de 16% da população brasileira é de origem italiana. 

O livro Nossas Origens: as imigrações italianas no Brasil, relata o momento histórico, a cultura e costumes, além da trajetória de algumas famílias e seus descendentes.

Tem o objetivo de resgatar a memória, as origens italianas e a importante influência que o povo italiano exerceu na formação de nosso país. Edição do Autor. Autores: Ericson Ives Costa, Janice do Rocio Colodel Costa e Nelson Costa. R$ 39,00.

vendas@livrariadochain.com.br

Amanda Chain

Publicado no Aeroporto Jornal – novembro/2015

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS