Medellín, a capital do departamento de Antioquia, na Colômbia, viveu uma transformação radical nos últimos trinta anos. Saiu de uma cidade dominada pela violência para ser conhecida como uma das cidades mais criativas do mundo. Essa mudança permite que turistas possam desfrutar de uma cidade símbolo de transformação urbana e social.

Um dos pontos que chamam a atenção é justamente conhecer esta transformação: como a cidade que fazia parte do noticiário por conta da violência nos anos 1990 se converteu em um lugar dinâmico e criativo.

Desde 2015 que ela não figura mais na lista das cinquenta cidades mais violentas do mundo. Por tudo isso, passou a ganhar ainda mais importância o turismo comunitário, modalidade em crescimento e que amplia o potencial de atrair visitantes.

Comuna 13

Medellín tem um clima privilegiado. Possui uma altura que permite não ser muito frio nem muito quente, o que faz a cidade ser conhecida como “a cidade da eterna primavera”. O clima tropical torna o destino o local de reuniões e congressos internacionais o ano todo. Mas o clima tropical não está apenas na temperatura. É comum encontrar também no trato aos colombianos, sempre amigáveis, calorosos e colaborativos; bem como música urbana e reggeaton, que começaram a criar novas indústrias criativas na cidade e são muito atrativos para novos visitantes.

Comuna 13. Foto: TOUR comuna 13 Graffitour

Um lugar que não pode deixar de ser visitada é a Comuna 13, local que surpreende com sua história de resiliência e transformação social, por uma vida de bairro tão genuína quanto os habitantes que recebem com gentileza os visitantes. Conhecer este lugar fascinante de perto permite tomar consciência das inúmeras experiências e expressões que aí se vão fermentando.

Um dos passeios mais famosos é o Graffitour, que percorre murais de artistas, principalmente locais, que deram testemunho de resiliência através da arte. Ou então, deixe o ritmo do break dance te contagiar no bairro Las Independencias. Lá você também vai conhecer a primeira escada pública e gratuita elétrica criada para facilitar a mobilidade dos moradores do bairro.

Botero

Outro famoso artista colombiano também tem artes expostas a céu aberto em Medellín. A Plaza Botero abriga figuras monumentais de bronze nos arredores do Museu de Antioquia, um dos lugares mais emblemáticos e tradicionais de Medellín: o Parque Berrío, que abriga o único espaço ao ar livre do mundo com 23 esculturas de Fernando Botero.

Imagine 30 mil m² de jardins. É isso que você encontrará em Moravia, um dos bairros mais icônicos de Medellín. Tudo isso foi feito e é cuidado pelos moradores locais. O destaque desta região é também o turismo comunitário com várias opções de experiências locais.

Obra de Botero. Divulgação

Além disso, Medellín tem a um dos bairros mais legais do mundo, segundo a revista americana “Time Out”.

O centro da cidade é a única representante da América Latina na lista das 49 dos bairros mais “cool” do mundo, ficando na 12ª posição. Ele reúne uma mistura entre cultura e natureza bem na região central da cidade. Entre as atividades que se pode fazer na região estão assistir a um espetáculo de tango no Málaga Hall, um popular café-bar local e uma caminhada pela Praça Botero, onde estão mais de vinte peças do escultor Fernando Botero.

Como chegar

A oferta aérea é farta para o mercado brasileiro com voos da Avianca e Latam de São Paulo e do Rio de Janeiro para Bogotá, que conta com diversas opções de conexões para Medellín.

Outra opção é via Cidade do Panamá com a Copa Airlines, que tem voos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.

Fonte: ProColombia

Comentários

Leave A Comment