EU FAÇO O GERENCIAMENTO DA MINHA MARCA PESSOAL, E VOCÊ, FAZ DA SUA? Se nunca pensou nisso, achando que era algo apenas para celebridades ou quem têm uma alta exposição, te convido a refletir.

A marca de um profissional

O personal branding irá pensar na qualidade da sua exposição como profissional. Quem tem uma marca forte geralmente são as pessoas de quem sempre ouvimos falar. São aquelas boas recomendações que vêm à mente quando citamos um determinado segmento, as referências de uma área específica.

Uma marca pessoal em destaque atrai olhares! Sentimos vontade de entrar em contato com esses profissionais, contratá-los e conviver com eles, graças ao impacto positivo que provocam em nós.

Posicionamento

Está tudo relacionado ao posicionamento. Quando trabalhamos nossos pontos fortes e diferenciais, conseguimos encontrar nosso lugar ao Sol, independente de qualquer concorrência.

Para isso é necessário conhecer nossos propósitos. Pois quando atuamos alinhados a eles, conseguimos atrair quem irá se conectar à nossa verdade. Seja um avaliador ou cliente, chegarão até nós aqueles que estejam na mesma sintonia.

Percebo, pela minha experiência, que muitas vezes isso acontece de forma intuitiva. Mas como saber se precisamos ou não trabalhar nossa marca pessoal?

Aparência

Note se a sua aparência e apresentação pessoal refletem quem você é e são apropriados ao seu mercado e profissão. Recentemente conheci uma jovem com uma história bonita de transição de carreira. Formada em Comércio Exterior, ela buscou todas as aplicações possíveis do curso até perceber que não era o que ela queria. Decidiu fazer uma pós em marketing e hoje se sente completamente realizada com a nova formação, inclusive visualmente, porque que tem mais liberdade na escolha das suas roupas. Isso era um ponto importante para ela.

Percepção

Você conhece a percepção que as pessoas têm sobre você? Perceba quais as principais características apontadas quando alguém apresenta ou menciona seu trabalho. Um exercício é perguntar às pessoas próximas suas maiores qualidades e oportunidades de crescimento, para assim entender a percepção alheia sobre quem você é e se está de acordo com seu próprio entendimento.

Todos nós já temos nossa própria marca. Estamos o tempo todo despertando sensações em quem está ao nosso redor. Escolher trabalhar isso ou não, é decidir influenciar as percepções que o mundo tem sobre nós.

Karla Giacomet, consultora de Imagem

Publicado na Now Boarding – março/2019

Foto: Pexels/Pixabay

Comentários

Leave A Comment