Alagoas tem 230 km de Litoral, sendo que 130 formam o Litoral Norte do Estado. São praias paradisíacas, com todos os tipos de hospedagem e passeios. E, motivos não faltam para programar e viajar para cenários de cartões-postais:

1. Passear na companhia dos peixes-boi

Um dos passeios imperdíveis para quem gosta de praticar o ecoturismo tem como protagonistas os peixes-boi marinhos, mamífero aquático em extinção no Brasil.

No município de Porto de Pedras, em uma área protegida do rio Tatuamunha, cercada por manguezais de beleza única, eles encontram um refúgio e reaprendem a viver em seu habitat natural.

Realizado em uma jangada, o passeio de observação pelo rio possibilita aos visitantes apreciar toda a natureza do local e se encantar com esses animais, que podem atingir até 4 metros de comprimento e pesar 600 quilos quando adultos, mas ainda assim são dóceis e brincalhões.

O passeio é realizado pela Associação Peixe-Boi de Condutores, com a presença de guias locais, que tiram as dúvidas dos visitantes.

2. O artesanato local

Chinelos, chapéus, bolsas, capas para celular, porta-objetos.

Não faltam opções de suvenir para os turistas que visitam o Litoral Norte de Alagoas.

No entanto, o artesanato produzido na região tem um diferencial que chama a atenção dos visitantes: a fibra de bananeira é a matéria-prima utilizada pelos artesãos locais. Eles usam toda a sua criatividade para demonstrar que a banana não é o único “fruto” que pode ser retirado das bananeiras. Também utilizam pastilha da casca de coco, fibra de bananeira, e escamas de peixe.

3. Os cenários de cinema

As praias do Litoral Norte de Alagoas serviram para emoldurar novelas e filmes.

Em 2002, a praia do Salgado, na Costa Sul de Maragogi, foi um dos cenários escolhidos para a filmagem de cenas do longa “Deus é Brasileiro”, dirigido por Cacá Diegues e estrelado pelos atores Antonio Fagundes e Wagner Moura.

Outro filme gravado na região foi “Joanna Francesa” (1973), uma coprodução brasileira e francesa também dirigida por Cacá Diegues e que teve cenas filmadas na Fazenda Marrecas, construída em 1780 na zona rural de Maragogi.

Cenas da novela “A Indomada”, exibida na Rede Globo em 1997, também foram gravadas nas praias do município e na foz do Rio Maragogi.

4. Mergulhar em aquários

Maragogi integra a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do Brasil, reunindo as maiores piscinas naturais de Alagoas.

Nelas, os turistas podem mergulhar em verdadeiros aquários naturais habitados por peixes, crustáceos, moluscos e corais de diversas espécies.

Galés de Maragogi. Foto: Marco Ankosqui/MTur

Com suas águas mornas e de um azul-esverdeado transparente, as Galés são as mais famosas e ficam a 6 km da praia.

Em um passeio de catamarã os turistas têm a chance de mergulhar em suas águas cristalinas, na companhia de peixes com cores, formas e tamanhos diferentes, tirar fotos aquáticas e ainda receber informações sobre conscientização ambiental.

5. Curtir o tempo livre

A costa alagoana esbanja atributos de um verdadeiro paraíso com suas praias de águas verdes, areia branca e fina e coqueiros a perder de vista.

Como a temperatura da água é morna, o difícil é querer sair do mar.

No quesito beleza, duas praias se destacam: Maragogi, com seus 22 km de costa litorânea distribuídos em nove praias (São Bento, Camacho, Maragogi, Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Ponta de Mangue, Dourado e Peroba), e a cidade vizinha Japaratinga, cuja praia também é bastante procurada pelos turistas que buscam relaxar à beira-mar.

6. Adrenalina nas areias

Andar de buggy pela Costa Norte ou Sul de Maragogi é um dos passeios turísticos mais procurados pelos turistas que visitam o Litoral Norte de Alagoas.

Com duração de duas horas, o trajeto pela rota Norte leva os visitantes até a divisa com o Pernambuco, passando pelas praias Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu, Ponta de Mangue e Peroba.

Praia de Antunes. Foto: Marco Ankosqui/MTur

Já na direção Sul, os viajantes se aventuram sobre quatro rodas pelos cenários deslumbrantes das praias Camacho, São Bento, Japaratinga e Bitingui.

7. E comer

Além, lógico, dos frutos do mar, você vai ser que é impossível resistir aos bolinhos de goma de Maragogi. Essa iguaria típica da região deixa os visitantes com água na boca, com seu sabor inconfundível. Como são preparados de forma artesanal e produzidos a mão, um por um, vale a pena visitar lugares tradicionais onde são feitos e conferir de perto como acontece a fabricação dessas delícias, que são vendidas no próprio local.

Comentários

Leave A Comment