A saga dos primeiros imigrantes italianos que, a partir de 1875, começaram a desbravar a Serra Gaúcha, é a história do documentário “Legado Italiano” que está disponível neste site exclusivo.

O filme mostra aspectos como a religiosidade, a música, a gastronomia, a arquitetura, a indústria, o italiano e o vinho. A produção é da Camisa Listrada, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Celeiro Produções e pode ser assistido em formato on demand (locação digital) pelo valor de R$ 14,90.

Em 84 minutos, descendentes de imigrantes e especialistas em diferentes áreas contribuem com explicações e relatos carregados de emoção a respeito daquele que é considerado um dos maiores fluxos migratórios da história, ocorrido no final do século 19. Ao todo, a equipe visitou vinte cidades no Brasil e na Itália para entrevistar 94 pessoas.

Enoturismo

“Durante a minha pesquisa para o filme, percebi que, para sobreviverem e progredirem, os imigrantes tiveram que contar uns com os outros, e o filme também foi realizado na base do mutirão, através da contribuição de várias pessoas e entidades e empresas que acreditaram nessa história”, salienta a diretora Maria Monteiro.

No Rio Grande do Sul, as gravações ocorreram na Serra e no Vale do Caí, nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Vila Flores e São Sebastião do Caí. Cada uma evidencia um dos temas desenvolvidos no filme.

Bento Gonçalves é o berço da vitivinicultura e do enoturismo da região, onde vinícolas criadas pelos primeiros imigrantes se mantêm até hoje. É onde se encontra o Vale dos Vinhedos, a primeira Denominação de Origem de vinhos do Brasil. “Foi onde presenciei a força do enoturismo como um desdobramento dessa história, para a manutenção das pessoas em suas terras, a continuidade do legado dos imigrantes”, reforça a diretora.

Na Itália, a equipe visitou as regiões do Trentino e do Vêneto, de onde saiu o maior número de imigrantes para o Brasil, e Gênova, de onde partiam os navios a vapor com destino à América.

Quatro anos

“São quatro anos dedicados a esse projeto que agora vai chegar ao público. Estudando, conhecendo pessoas e histórias, trago comigo um fator que me marcou muito: constatei que a solidariedade entre os que chegavam da Itália foi fundamental. Mesmo vindo de lugares diferentes, falando dialetos diferentes, quando a sobrevivência dependia da união de todos, surge o que considero a grande força dessa região e dessa história: o mutirão”, reflete Marcia.

O documentário apresenta diálogos em português e italiano, com legendas disponíveis em português, italiano e inglês.

“Legado Italiano” tem produção e produção executiva de André Carreira, direção de fotografia de Elton Menezes e Dandy Marchetti e montagem de Pedro Vinícius. A trilha sonora original é assinada por Mú Carvalho, com violoncelo de Jaques Morelenbaum.

O filme tem patrocínio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho e Rodoil. Apoio cultural: Salton, Peterlongo, Simonaggio e Giordani Turismo. Apoio de lançamento: Fecovinho.

Veja aqui o trailer do filme.

Fonte: Lança Filmes

Foto: Coral Vila das Flores/Marcia Monteiro

Comentários

Leave A Comment