Tranquilidade, lazer, diversão, gastronomia, hospedagem variada e econômica para quem gosta de praia, mesmo longe do mar, estão à disposição dos turistas, na região Oeste do Paraná. As praias artificiais criadas a partir da formação do Lago Itaipu oferecem infraestrutura
para receber até 300 mil visitantes.

Com 1.350 km², sendo 770 km² no lado brasileiro e 580 km² no lado paraguaio, o Lago Itaipu, embora forneça a água que movimenta as turbinas da maior hidrelétrica do mundo, é o sétimo em tamanho quando comparado com outros lagos artificiais brasileiros.

As praias artificiais de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu (foto que abre a matéria), São Miguel do Iguaçu e Santa Helena já se consolidaram como grandes atrações turísticas da região, não só pelas belezas naturais, como também pela qualidade da água, que chega a ser superior a de muitas
praias do litoral paranaense, segundo análises feitas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em 50 pontos de coleta ao longo da margem brasileira.

Três lagoas

O Terminal Turístico Três Lagoas é um grande espaço de lazer, com cerca de 200 mil m² de área. Instalado às margens do Lago de Itaipu tem churrasqueiras, quiosques, lanchonetes, ciclovias e área de camping. O terminal atende diariamente, das 8 às 22h, e está localizado ao final da Avenida João Riccieri Maran, em Três Lagoas.

(45)3577-4122

Jacutinga – Itaipulândia

O Terminal Turístico de Linha Jacutinga tem aproximadamente 700 metros de praia, grande área de camping com capacidade para 500 barracas, pontos de energia elétrica, pavilhão de eventos, banheiros, quatro restaurantes, 25 quiosques, área esportiva com quadra de vôlei, atracadouro para barcos e área de banho.

É um local de descontração, iluminado à noite, que oferece segurança, conforto aos veranistas, apenas 4,8 km distante da sede do município em estrada asfaltada. A temporada de verão inicia a partir da segunda quinzena do mês de dezembro e tem duração de três meses.

(45)3559-8036

Entre Rios do Oeste

Área de lazer com aproximadamente 80 mil m², o Parque de Lazer e Terminal Turístico Entre Rios do Oeste tem restaurante, camping com churrasqueiras, mesas, bancos, sanitários e uma ciclovia. Durante a temporada de verão (novembro a março) tem serviço de salva vidas.

O local é bonito e agradável para passar as férias ou mesmo um dia de lazer, além de oferecer alternativas de práticas dos esportes náuticos e de pesca esportiva. O acesso ao parque é pela PR-495, no sentido do município de Pato Bragado, a 2 km da sede do município.

(45)3257-1268

Porto Mendes

O Terminal Turístico de Porto Mendes é um parque de lazer que surgiu após a formação do Lago Itaipu. Possui uma área de 128.640 m² que oferece ao turista local para camping, com mesas, churrasqueiras, banheiros, restaurante, quadras esportivas, parque de diversão para crianças, atracadouros, praia artificial, entre outros equipamentos.

É onde os eventos de pesca do município são realizados, como a Prova Aberta de Pesca da Corvina e Pesca ao Tucunaré, com autorização
do Ibama, após o período de Piracema. De dezembro a fevereiro a programação é especial voltada aos veranistas.

Vila Natal

Também criado a partir da formação do Lago Itaipu, o Terminal Turístico de Vila Natal tem área de banho de frente para o lago. Área de lazer com 53 hectares, área para camping, quiosques, churrasqueiras, campo de futebol suíço e de grama, quadra de vôlei de areia, sanitários, vestiários, local para banho, pesca, restaurante, lanchonete, atracadouro, minimercado e estacionamento.

Na PR-495 km 2, em Missal, distante 12 km da sede do município.

(45)3244-2094

Balneário de Santa Helena

Localizado às margens do Lago Itaipu, a 1,5 km do núcleo urbano, com estrutura dividida em 87 hectares, sustentado ambientalmente, com serviços gastronômicos, área de camping com capacidade para até 3 mil barracas, sanitários, água e luz para atender mais de 20 mil pessoas diariamente.

Frequentado por veranistas que procuram lazer (tobogã, banana boat, pedalinhos), esportes (campo de futebol, quadras de vôlei e de futebol de areia) e entretenimento, recebe turistas de todas as regiões do Brasil, Paraguai e Argentina somando em torno de 400
mil visitantes por ano.

No local também são realizados grandes eventos, shows, além do Festival do Costelão, prato típico do município. O Balneário funciona 24 horas.

(45)3268-1035

Alvorada de Itaipu

Terminal turístico com infraestrutura de esportes e lazer distribuídos numa área de 280 mil m², com canchas de bocha, campos de futebol,
quadra de squash, vestiários, postos salvavidas, bosques, área para camping (barracas e trailers), churrasqueiras individuais e coletivas,
atracadouro para barcos de pequeno e médio porte, mirante com 20 metros de altura (acesso por escada caracol), estacionamento, sanitários, posto policial e médico, telefone público, pontos de água e luz, chuveiros quentes, duchas, lava-roupas e louças, mesas e
bancos distribuídos pelo espaço.

Prática de esportes náuticos, pesca e caminhadas. Tem restaurante, lanchonete e venda de souvenir. O acesso é pela rodovia estadual PR-874, em Natalino Espada, distante 14 km da área urbana, próximo as fronteiras com o Paraguai e Argentina.

(45)3541-0065 e (45)3541-0590

Balneário Ipiranga

Situado às margens do Lago Itaipu, área de 120 mil m², com infraestrutura para camping, sanitários, chuveiros, campos de futebol de areia e
grama, quadra de vôlei de areia, churrasqueiras cobertas, atracadouro, restaurantes, pedalinhos, serviço de segurança e guarda-vidas.

Conta com áreas bem arborizadas que proporcionam um espaço para o lazer, descanso, caminhadas e relaxamento. Permite pesca esportiva e esportes náuticos, além de áreas para banhos em 600 metros de praia e uma piscina natural de 25 mil m². O acesso é pela PR-495.

(45)3565-8143 e (45)3543-1251

Turismo Integrado

O programa de turismo integrado, apoiado pelo Sebrae-PR, se transformou numa alternativa econômica para empresários dos
municípios do entorno do Lago Itaipu. A base do programa é o associativismo, que mobiliza ainda prefeituras, associações comerciais,
associações de produtores rurais, Itaipu Binacional, Conselho dos Municípios Lindeiros, além dos empresários.

Ao todo são 15 municípios lindeiros, do lado paranaense, mais o município de Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul. Os terminais turísticos estão abertos o ano todo, mas os meses de maior movimento são dezembro, janeiro e fevereiro. Além das praias, os visitantes poderão apreciar outros atrativos turísticos, localizados em cada uma das cidades da região.

Andrelise Daltoé

Publicado no Aeroporto Jornal – dezembro/2009

Lake of Itaipu: tourist attractions in 15 municipal districts

Andrelise Daltoé

Tranquility, leisure, amusement, gastronomy, varied and economical lodging for those who like beach, even far away from the sea, are available in the west of Paraná. The artificial beaches starting from Itaipu’s Lake formation offer
infrastructure to receive up to 300 thousand visitors. With 1.350 km², being 770 kilometers in the Brazilian side and 580 kilometers on the Paraguayan side, the Itaipu Lake although supplies the water that moves the turbines of the
largest hydroelectric power station of the world, it is also the seventh in size when compared with other Brazilian artificial lakes.

The artificial beaches of Iguaçu Falls, Santa Terezinha of Itaipu, São Miguel of Iguaçu and Santa Helena already consolidated as great tourist attractions of the area, not only for the natural beauties, but also for the quality of the water, approved for the Environmental Institute of Paraná (IAP). The tourist finds in the several Tourist Terminals that were formed along the Lake of Itaipu lodging structure, feeding and leisure. The Terminals have barbecue grill, area for camping, bike lanes, volleyball and soccer courts, mooring for boats, funfair for children, fishing areas.

The site www.caminhositaipu.com.br presents the itineraries, attractions and services of each one of the fifteen municipal districts bathed by the Itaipu lake. 

Lago de Itaipu: atractivos turísticos en 15 municipios

Andrelise Daltoé

Tranquilidad, ocio, diversión, gastronomía, hospedaje variado y económico para quienes gustan de la playa, incluso lejos del mar, están disponibles en el oeste de Paraná. Las playas artificiales que parten de la formación del lago de Itaipú ofrecen infraestructura para recibir hasta 300 mil visitantes. Con 1.350 km², siendo 770 kilómetros en el lado brasileño y 580 kilómetros en el lado paraguayo, el lago de Itaipu aunque abastece el agua que mueve las turbinas del La central hidroeléctrica más grande del mundo, también es la séptima en tamaño en comparación con otros lagos artificiales brasileños.

Las playas artificiales de Cataratas del Iguazú, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel de Iguaçu y Santa Helena ya se consolidaron como grandes atractivos turísticos de la zona, no solo por las bellezas naturales, sino también por la calidad del agua, aprobadas por el Instituto Ambiental. de Paraná (IAP). El turista encuentra en las distintas Terminales Turísticas que se conformaron a lo largo del Lago de Itaipu estructura de hospedaje, alimentación y esparcimiento. Las Terminales cuentan con parrilla, área para camping, carriles bici, canchas de voleibol y fútbol, ​​amarre para botes, parque de atracciones para niños, áreas de pesca.

El sitio www.caminhositaipu.com.br presenta los itinerarios, atractivos y servicios de cada uno de los quince municipios bañados por el lago de Itaipú.

Comentários

Leave A Comment