AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2 min

PUBLICADO EM

05/01/2017

“A vida só começa, de fato, depois que você organiza sua casa” é o que diz a japonesa Marie Kondo que tem como objetivo ajudar o máximo de pessoas possível a se organizarem de uma vez por todas. O livro “Isso me traz alegria” contém muitas dicas práticas e explicações detalhadas.

Conhecida mundialmente pelo seu método de organização, (lançado no Brasil em 2015 com o livro “A mágica da arrumação”), a autora agora se aprofunda no tema, trazendo um guia ilustrado que ensina passo a passo como arrumar de forma mais eficiente possível cada cômodo da casa.

Ensina como guardar cada tipo de roupa, documentos e utensílios, inclusive formas de envolver as crianças no processo.

A etapa mais importante do método é: descobrir, entre tudo aquilo que está à sua volta, o que realmente lhe traz alegria – e descartar o restante.

Arrumar significa confrontar (e conhecer) a si mesmo. Quando nos cercamos apenas de coisas que amamos, a vida flui de forma muito mais leve. A bagunça não retorna e tudo se transforma.

Surpresa

Uma das minhas surpresas foi a determinação de uma ordem correta de organização que ajuda a aperfeiçoar a capacidade de distinguir o que te traz alegria. Roupas são ideais para praticar essa técnica, enquanto fotografias e outros itens de valor sentimental são exemplos que não devem ser tocados até que você tenha se aperfeiçoado.

A ordem certa é: roupas, livros, papelada, komono (itens diversos), itens de valor sentimental. Outra novidade é a forma diferenciada de dobrar as roupas, algo que ela ilustra passo a passo. 

Vou dizer que sou o tipo de pessoa que tem dificuldade de descartar as coisas, sempre guardei ou realoquei (na casa dos pais) meus objetos, considerando que um dia posso precisar disso ou daquilo, que vou ler aquele recorte de jornal, usar aquela blusa…

Mas já percebi que é tudo ilusão. E depois de algumas tentativas de organização, esse método está sendo muito útil!

O livro é de fácil leitura e depois serve como um guia de consulta. Muito estimulante e à medida que a leitura vai avançando já dá vontade de colocar em prática. Editora Sextante. R$ 34,90

vendas@livrariadochain.com.br

Amanda Chain

Outras leituras na editoria Leitura de Viagem

Publicado no Aeroporto Jornal – janeiro/2017

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS