Iquique fica no Norte do Chile e a Oeste do Deserto do Atacama, um dos principais destinos turísticos do país, e foi uma próspera cidade mineira de salitre no século XIX. Está à beira do Pacífico, a quase 1,8 mil km da capital Santiago.

A região onde se localizada, pertenceu ao Peru até 1883, quando foi dado ao Chile pelo Tratado de Ancón após a Guerra do Pacífico.

Zona Franca, Iquique é um paraíso para as compras, junto com suas praias onde é se pode mergulhar para descobrir o mar do Pacífico.

A vida noturna é intensa e nos bares a pedida é provar a manga sour, bebida à base da cremosa fruta tropical, que junto com goiabas, toranjas e limões são ali cultivadas.

Conheça outros 5 motivos para visitar Iquique:

1. A praia de Cavancha é uma das mais badaladas da região, rodeada de coqueiros, parques, um aquário e uma lagoa onde é realizado um show com leões marinhos. A praia possui mar calmo e temperado durante todo o ano, inclusive para banhos noturnos.

A Norte de Cavancha podem praticar-se inúmeros desportos náuticos como o surfe, windsurfe, bodyboard e, a partir do Alto Hospicio, parapente. A temperatura média é de 24°C, por isso pode ser visitada durante todo o ano.

Orla em Iquique. Foto: Sernatur

2. A rua ou Paseo Baquedano é uma pitoresca avenida com palmeiras no centro da cidade. As casas que a cercam são de estilo georgiano americano, todas construídas entre 1880 e 1920.

Ao longo do caminho, destacam-se importantes edifícios e monumentos como a Torre do Relógio, o Edifício da Sociedade dos Empregados de Tarapacá, o Teatro Municipal e o Palácio Astoreca.

3. O Museu da Corveta Esmeralda é um museu que consiste em uma representação em escala real da corveta chilena Esmeralda, afundada no combate naval de Iquique ocorrido em 1879. É um grande projeto cultural que ilustra 13 cenas distribuídas nos diferentes compartimentos, que narram como era a vida a bordo em 20 de maio de 1879, véspera do combate naval.

Museu da Corveta Esmeralda. Foto: Facebook

TURISMO: Faça roteiro para ver o céu no Chile

4. Caminhada até a mina de nitrato de Humberstone que hoje é uma cidade fantasma, mas que foi o centro do auge chileno, quando a extração de nitrato passou a representar quase 80% das exportações do país.

Humberstone, localizada a 48 km a Leste de Iquique, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 3.500 pessoas vieram morar nesta cidade graças à atividade comercial, mas ninguém mora lá há 50 anos. Hoje pode ser visitada pois tem vestígios da vida cívica da época, como um teatro, o mercado, a mercearia, uma piscina municipal, casas e uma igreja restaurada.

5. Caminhe até Pica Oasis. Pica é uma verdadeira atração no meio do deserto arenoso conhecida pelas suas termas. Oferece atrativos turísticos interessantes como a Cocha Resbaladero, uma piscina natural localizada entre as rochas, bairro histórico com belas casas, sendo algumas antigas.

igreja de San Andrés. Foto: Sernatur

A igreja de San Andrés, construída entre 1880 e 1886 é a terceira mais antiga do local (as outras duas foram destruídas por terremotos). A construção é feita de madeira coberta com cana de Guayaquil e a Festa de San Andrés, patrono e protetor da cidade, acontece aqui no dia 30 de novembro.

Para se hospedar em Iquique, uma opção é o NH Iquique Pacífico, um hotel 4 estrelas com 134 quartos e suítes.

Comentários

Leave A Comment