Para quem aprecia o frio, está na hora de escolher um destino. Próximo de São Paulo (são quase 170 km) está Monte Verde, distrito de Camanducaia, uma das regiões mais frias do Sudoeste. Fundada pelo letão Verner Grinberg, Monte Verde teve seu nome inspirado no significado do sobrenome dessa família: “grin”, verde, e “berg”, monte. Mas ali também chegaram alemães, suíços, húngaros, austríacos e italianos.

A 1,6 mil metro de altura, Monte Verde, cercada pela Serra da Mantiqueira, o que garante um ar puro para respirar, tem um “clima europeu”, frio e seco, com temperaturas que podem chegar a ficar abaixo de zero.

Até 14 de agosto, a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (MOVE) promove os eventos Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e Cozinha Mineira nas Montanhas. Veja a programação aqui.

Foto: MOVE

Além da combinação lareira, vinho e gastronomia, a mineira Monte Verde, a 480 km da capital Belo Horizonte, tem várias trilhas que podem ser feitas pilotando quadriciclos, motos, jipes, com mountain bike ou a cavalo, e tudo pode ser alugado na cidade. Procure a Mountain Adventure.

Foto: Mountain Adventure.

Trilha do Pinheiro Velho

De todas as trilhas que podem ser feitas em Monte Verde, esta é a de acesso mais fácil. O caminho possui 5 pontos de partida espalhados pelo centro do distrito e o principal deles fica bem em frente à fábrica de chocolates Gressoney. De lá até o pinheiro são pouco mais de 200 metros de caminhada. Ao final da trilha está o Pinheiro Velho, uma araucária de cerca de 500 anos e aproximadamente 1,70 metro de diâmetro.

TURISMO: A trilha que passa por 3 Estados

Chapéu do Bispo

Seguindo pela Av. das Montanhas, você chegará ao estacionamento e ao portal que marca o início das trilhas da Pedra Redonda e Pedra Partida. Um pouco antes do Portal, há uma entradinha sinalizada com placas que indicam o caminho para o Chapéu do Bispo e Platô. Tanto o Platô quanto o Chapéu do Bispo são trilhas de fácil acesso. A Trilha Chapéu do Bispo recebe este nome porque o ponto final é uma pedra que lembra um chapéu de bispo. O caminho tem cerca de 700 metros e pode ser percorrido tranquilamente em uma hora.

Para chegar à Pedra do Chapéu do Bispo é bem fácil. Para subir no topo da pedra é necessário ter habilidade e força suficiente para escalar. Há uma barra de ferro para ajudar, mas nem por isso a tarefa é simples.

O céu em Monte Verde. Foto: MOVE

Platô

Seguindo um pouco mais à frente do Chapéu do Bispo, por um caminho bem fácil está o Platô. Para quem quer uma rota alternativa e mais aventureira, pode chegar ao Platô por uma trilha que se inicia no final da Rua das Mantiqueiras. O Platô é uma grande rocha plana onde se tem uma vista linda de toda a região. Dá para ver até São José dos Campos lá do alto.

Pedra Redonda

Esta é a trilha mais famosa de Monte Verde e o melhor: seu acesso também é fácil. Todo o percurso tem cerca de 1 km e pode ser feito em 1h30. No alto da Pedra Redonda a vista panorâmica é incrível. Por isso a dica é ver o entardecer, mas, neste caso, você vai precisar de uma lanterna para fazer o percurso de volta.

As trilhas em Monte Verde.

Pedra Partida

Esta trilha já é um pouco mais difícil e cansativa que as outras. O desvio para a Pedra Partida fica no meio da trilha da Pedra Redonda e é sinalizado, assim como todo o restante do percurso. O caminho de ida e volta até a Pedra Partida tem aproximadamente 1,6 km e leva em torno de 3 horas. Lá do alto é possível ver o horizonte em 360º e identificar a Pedra do Baú, que fica em território paulista.

Pico do Selado

Quem fez garante que esta é a melhor e mais bonita trilha de Monte Verde. Considerada de nível difícil, a trilha tem cerca de 4 km, dura em média de 4 a 5 horas. O caminho até o Pico do Selado não exige muita técnica, o que pega mesmo são as subidas.

Em Monte Verde, você ainda pode praticar montanhismo, arvorismo, rapel, paintball e patinação no gelo. Há uma pista que funciona o ano inteiro.

A Fazenda Radical reúne diversas atividades para todas as idades em um único local. O lugar oferece passeios de quadriciclo, arvorismo, arco e flecha, a maior tirolesa de Monte Verde, entre outras atividades.

E na Escola de Falcoaria, a 9 minutos do centro de Monte Verde, você tem contato direto com águias, falcões e corujas, e ainda ajuda na conscientização ambiental e desenvolvimento projetos de proteção às aves.

Gavião asa de telha com criança na Escola de Falcoaria. Foto: Facebook

Na Av. Monte Verde, a principal avenida do distrito, os visitantes encontram as lojas para compras. É possível encontrar os mais variados tipos de produtos artesanais, como geleias, queijos embutidos e chocolates, até os itens mais sofisticados, como os vinhos. Tem, lógico, chocolatarias (uma indicação é Chocolate Montanhês, fica no nº 969 na loja B), que servem desde sofisticadas bebidas preparadas à base de cacau até artesanais trufas, bombons, tabletes e chocolates dietéticos, e as lojas de artesanato. Os locais mais visitados são o Shopping Celeiro, que tem uma casinha para os esquilos se alimentarem, a Galeria das Flores e o Shopping Inverness Mall.

Para alimentar a alma e o estômago, são mais de 60 restaurantes que vão dos pratos típicos mineiros (a partir do leitão pururuca), aos alemães (com o tradicional eisbein) e suíços, incluindo fondues, prato principal no Restaurante Mont Vert. No restaurante Paulo das Trutas, você pode ver a criação e experimentar receitas com este peixe, como a casquinha de truta e a truta no papelote. Também há opções para a gastronomia portuguesa e italiana.

Para hospedagem 3 opções:

Pousada Jardim da Mantiqueira

A Pousada Jardim da Mantiqueira tem como conceito principal conectar os clientes com a natureza: observar uma infinidade de pássaros, borboletas ou esquilos e, à noite, admirar as milhares de estrelas do intenso céu azul, nas enormes e panorâmicas varandas das suítes, que se projetam no espetacular bosque de araucárias e bromélias. Por pequenas alamedas arborizadas, chega-se aos privativos e bem decorados chalés, cercados de muito verde, com jardins coloridos.

Hotel Saint Michel

Com aconchegantes apartamentos, além de belos chalés privativos, o Saint Michel também oferece opções de hospedagem para um número maior de pessoas, incluindo acomodações com dois ou três andares. Há varandas, lareira, ofurô, hidromassagem dupla e produtos L’Occitane.

A propriedade conta com estrutura para total relaxamento e lazer. Academia e uma sala de leitura são algumas das atividades oferecidas para os hóspedes. A piscina é coberta e aquecida. A área dedicada para as crianças tem uma brinquedoteca.

Pousada Pedras e Sonhos

A Pousada é cercada por enorme área verde preservada e oferece uma linda vista dos seus 5 chalés decorados no estilo minimalista, com hidromassagem, persianas automáticas, frigobar, lareira, tv a cabo, aquecimento central e isolamento térmico-acústico. Na Pousada Pedras e Sonhos, há jardim de inverno panorâmico, trilhas pela Mata Atlântica e o restaurante Café com Arte que serve café da manhã em estilo colonial e cardápio internacional.

Fontes: Assessorias de Imprensa

 

 

 

Comentários

Leave A Comment