A trilha Transmantiqueira, que corta os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foi oficialmente incluída na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). A decisão, publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), observou regras como a identificação do propósito do percurso, a análise de estrutura e acesso e a conectividade das paisagens, entre outras. Com a nova adesão, já são quase 2 mil km de trilhas inseridas na rede, também integrada pelo Ministério do Turismo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com cerca de 1,2 mil km de extensão, a Transmantiqueira começa na cidade de São Paulo (SP), chegando a diversos municípios da região. Por um lado, o caminho passa pelo Parque Estadual da Cantareira e cruza dezenas de unidades de conservação até chegar na cidade mineira de Aiuruoca.

Do lado Oeste, a trilha adentra o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, e termina na famosa Janela do Céu, um dos pontos mais altos do local.

Já ao Norte, o percurso segue até o município de Itumirim, em Minas Gerais, passando antes pela Chapada das Perdizes e por Carrancas.

Foto: Trilha Transmantiqueira

Biodiversidade

Segundo a coordenadora-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo (MTur), Tatiana Petra, um dos benefícios da adesão da Transmantiqueira à RedeTrilhas será principalmente a prioridade na participação em estandes da Pasta em feiras e demais eventos de turismo. “Nesse contexto, as trilhas de longo curso, como a Transmantiqueira, se mostram como um dos produtos estratégicos para fortalecer o diferencial competitivo e posicionar o Brasil no segmento de turismo de natureza”, destacou.

O coordenador da Transmantiqueira, Hugo de Castro, ressaltou que a inclusão reconhece o papel do percurso na conservação da Serra da Mantiqueira, considerada o maior berço da biodiversidade regional e com grande relevância ecológica. “Reconhece também a importância da implantação da trilha para o desenvolvimento sócio territorial sustentável como estratégia de conservação, o ordenamento e estímulo ao ecoturismo, do desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades, oferecendo aos moradores da Serra da Mantiqueira mais uma oportunidade para geração de emprego e renda, além da valorização de culturas e tradições”, declarou.

Com a ampliação das trilhas de longo curso brasileiras incorporadas à RedeTrilhas, espera-se promover a circulação de visitantes por unidades de conservação federais, estaduais e municipais; posicionar o Brasil como um destino competitivo no segmento de turismo de natureza; fomentar a segurança nas trilhas de longo curso do país e promover a educação ambiental para os usuários.

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment