AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2.1 min

PUBLICADO EM

10/09/2020

A possibilidade de famílias terem incentivos para viagens com desconto em empresas de transporte (aéreas, rodoviárias e de aluguel de carros) e meios de hospedagem foi o tema de uma reunião ontem (9 de setembro) entre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Damares apresentou propostas para fomentar e estimular viagens em famílias por brasileiros no país.

Marcelo Álvaro informou que o tema vai ser discutido no âmbito do Plano Nacional de Retomada do Turismo, desenvolvido pelo MTur em parceria com representantes do trade turístico. O ministro ressaltou a importância da iniciativa no sentido de favorecer a recuperação de atividades do ramo, especialmente no cenário pós-pandemia do novo coronavírus, quando viagens domésticas de curta distância devem assumir forte protagonismo.

“Existe um grande debate hoje, inclusive na Organização Mundial do Turismo, sobre a tendência ao turismo comunitário, que envolve famílias. Então, é uma chance de incluir uma nova parcela da população no mercado de viagens, valorizar a família e continuar trabalhando a retomada consciente do turismo, seguindo protocolos de biossegurança como o nosso selo Turismo Responsável. Essa ação conjunta chega em uma hora muito boa”, celebrou o ministro.

As propostas também envolvem a disponibilização de promoções por empresas de ônibus interestaduais, de aluguel de veículos e parques temáticos. Damares Alves ressaltou vantagens da realização de viagens em família, como usufruir conjuntamente de passeios que proporcionem distração e descanso em meio à pandemia e ter uma maior sensação de segurança quanto à Covid-19, pelo fato de os parentes possuírem maior grau de intimidade.

Além de ajudar no fortalecimento do turismo, a ministra frisou que a ação contribui para a valorização de laços familiares. “As melhores lembranças da família passam por viagens. Então, o objetivo é fazer o fortalecimento do turismo em família, especialmente nesta retomada”, falou a ministra que também discute o assunto com outras pastas do governo federal.

A reunião contou ainda com as presenças de Angela Gandra, secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e dos assessores especiais do órgão Rodrigo Pedroso, André Burger e Samuel Ribeiro, entre outros.

Fonte: Ministério do Turismo

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS