Fim das restrições de viagem e regimes simplificados relacionados à Covid-19. Este é o pedido da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) para governos para a reabertura das fronteiras. A Iata representa 290 companhias aéreas responsáveis por 82% do tráfego aéreo global.

“Com as restrições de viagem, os governos ganharam tempo para responder no início da pandemia. Quase dois anos depois, essa lógica não existe mais. A Covid-19 está presente em todas as partes do mundo. As restrições de viagem são uma rede de regras complexas e confusas, com pouca consistência entre elas. Além disso, há poucas evidências que apoiam as restrições de fronteira atualmente adotadas, sem contar a destruição econômica que elas criam”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Resultados de testes de passageiros que chegaram no Reino Unido mostram que os viajantes não aumentam o risco para a população local. “Dos três milhões de viajantes que chegaram entre fevereiro e agosto, apenas 42 mil apresentaram resultado positivo; isso significa menos de 250 por dia. Enquanto isso, o número de casos por dia no Reino Unido é de 35 mil e os outros setores – sem contar as viagens internacionais – estão operando normalmente. As pessoas deveriam ter a mesma liberdade para viajar”, disse Walsh.

Medidas apoiadas pela Iata

Nos últimos meses, vários mercados importantes que haviam fechado tomaram medidas de reabertura para viajantes vacinados. Entre os mercados fechados anteriormente, a Europa foi a primeira a tomar medidas de reabertura, seguida pelo Canadá, Reino Unido, Estados Unidos e Cingapura. Até a Austrália, que adotou algumas das restrições mais rigorosas, está adotando medidas para reabrir suas fronteiras para viajantes vacinados até novembro.

A Iata apoia essas medidas e incentiva todos os governos a considerar a seguinte estrutura de reabertura das fronteiras:

  • As vacinas devem ser disponibilizadas a todos o mais rápido possível;
  • Os viajantes vacinados não devem enfrentar barreiras para viajar;
  • O teste deve permitir que as pessoas sem acesso a vacinas viajem sem quarentena;
  • Os testes de antígeno são a solução para regimes de teste convenientes e com boa relação custo-benefício e
  • Os governos devem pagar pelos testes, para que não se torne uma barreira econômica para as viagens.

As medidas para conter a Covid-19 não devem se tornar permanentes diz a Iata. “As medidas devem permanecer em vigor apenas enquanto forem necessárias – e não mais que isso. Como fazemos com muitas regras de segurança, é preciso definir períodos de revisão. Caso contrário, como dissemos no período após o evento de 11 de setembro, medidas bem-intencionadas podem continuar em vigor por muito tempo sem necessidade ou se tornar tecnologicamente ou cientificamente obsoletas”, disse Walsh.

A discussão sobre a reabertura das fronteiras com segurança está na agenda da Conferência de Alto Nível (HLCC) da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) sobre a COVID-19. “O resultado mais importante da HLCC da OACI seria obter o compromisso dos estados para reduzir a complexidade crescente. A segunda conquista mais importante seria o reconhecimento de que devemos voltar ao normal e o desenvolvimento de orientações harmonizadas sobre como fazer isso, incluindo a extinção gradual das medidas”, disse Walsh.

Digitalização

Também está claro que serão necessárias credenciais digitais de saúde – documentação mostrando o status de vacinação ou teste – quando as fronteiras forem reabertas. Mesmo com os baixos níveis de viagens registrados hoje, nossa experiência nos diz que haverá caos nos aeroportos se dependermos de processos em papel.

“A Europa começou bem. O Certificado Digital de Covid da UE (EU Digital COVID Certificate – EU DCC) é um padrão eficiente e confiável para registrar o status de teste e vacinação. Se os governos estão procurando um padrão a seguir, esta é a nossa recomendação. E se os governos estão procurando uma solução pronta para gerenciar as credenciais de saúde em viagens usando e-gates, o Iata Travel Pass é uma solução. Independentemente do uso do governo, uma solução automatizada é essencial para as companhias aéreas. Elas precisarão gerenciar a verificação de documentos por meio de check-in automatizado. Caso contrário, o tempo de espera e o congestionamento nos aeroportos vão aumentar consideravelmente com o aumento no volume de viagens. Após testes extensivos, é ótimo ver o Iata Travel Pass ser usado em operações regulares”, afirmou Walsh.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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