AUTOR

TEMPO DE LEITURA

7.6 min

PUBLICADO EM

07/08/2021

Existem lugares que mencionados, são imediatamente associados às suas cidades: Corcovado, Rio de Janeiro; estátua da Liberdade, Nova Iorque; Big Ben, Londres. Ao falar de Fraiburgo, no Meio-Oeste de Santa Catarina, logo vem à mente maçã, já que a cidade é conhecida como a Terra da Maçã, e o Hotel Renar, outro símbolo do município. Enquanto a cidade tem 59 anos, o hotel acaba de completar quarenta.

Muitas vezes ao planejar uma viagem, se busca um hotel pensando assim: “Só vou ficar lá para dormir”. Se esta é sua intenção ao visitar Fraiburgo e ficar no Renar, viaje com outra perspectiva: o Hotel Renar é daqueles para fazer check-in e ficar. São 150 mil m² a serem explorados.

HOTEL RENAR COM DESCONTO

DIÁRIAS A PARTIR DE

R$ 350,95

Conheça Fraiburgo, a Terra da Maçã em Santa Catarina

 

Apesar dos seus quarenta anos, o Renar tem duas alas: a tradicional, com apartamentos renovados e uma ala nova, a BIZ, recém-inaugurada com acomodações de design e equipamentos dos mais modernos.

Frigobar livre

Você pode escolher entre sete tipos de apartamentos: standard, executivo, luxo, super luxo, suíte especial, suíte luxo e as duas espetaculares suítes personalités que podem acomodar até quatro pessoas nos seus 93 m² com sala, banheira privativa, varanda e a opção de vista interna ou para o imenso jardim.

Se preferir um estilo mais tradicional, os apartamentos da ala Renar são no estilo colonial e todos com calefação.

Um detalhe que faz toda a diferença: o frigobar dos apartamentos fica vazio e o hóspede pode levar a bebida que quiser, do seu vinho ao uísque preferido, que o hotel não cobrará nenhuma taxa extra. Aproveite para visitar a cervejaria Holzbier, a menos de dez minutos de carro do hotel, converse com o João que junto com o irmão é o idealizador e responsável pela criação das cervejas, e compre sua cerveja preferida para degustar no hotel.

No salão de convivência do Renar, onde à noite você pode ouvir música ao vivo, tem o Apfel Bar e uma sala com lareira para os dias mais frios.

Frio que você pode espantar frequentando a sauna, banheiras de hidromassagem e piscina aquecida. Ou, se quiser, relaxar, vá ao spa Vitallis onde praticamente todos os produtos são feitos à base de maçã e formulados exclusivamente.

Torta de maçã

As crianças, enquanto isso, podem brincar na brinquedoteca ou aproveitar os jardins do hotel com casinha de boneca, balanço e muito espaço para correr e gastar energia.

A gastronomia do Renar garante boas refeições e aperitivos, com destaque para o restaurante com vista de toda a cidade quando a neblina da manhã permitir vê-la. Ah! Não esqueça de pedir – sempre – a Torta de Maçã Renar. Criação de dona Gerda, filha de um pioneiros da cidade e que construiu o hotel, Renê Frey, que é uma iguaria. Para ficar na memória. Leia a receita ao final da matéria.

Torta de Maçã Renar

A equipe é solícita, não deixando faltar nada. E, se você ficar mais de dois dias, o hotel lava, sem custos, sua máscara.

Optar por se hospedar no Renar é dica para relaxar e ficar ali para descansar e repor as energias, sem se preocupar. Ah! se for de carro elétrico, tranquilo, o Renar tem vaga especial que permite fazer a recarga.

Fraiburgo

Fraiburgo, com seus poucos mais de 35 mil habitantes, está a 1.048 metros acima do mar e é uma das cidades mais frias de Santa Catarina e faz parte da Rota da Amizade, no Vale dos Imigrantes. Temperaturas abaixo de zero não são exceção na cidade e, muitas vezes, você vai ver a cidade coberta com o branco da geada. Não se assuste. Na ala Biz tem aquecimento até nos corredores que dão acesso aos quartos.

Vista da cidade

Mas esta é somente uma das atrações de Fraiburgo. Cidade que ainda mantém o ritmo e rotina do Interior: dá para caminhar tranquilamente. Aproveite e ande pelo entorno do Lago das Araucárias, bem em frente ao hotel, que foi criado artificialmente para abastecer uma antiga serraria e tem uma pista de 1.800 metros para caminhadas.

Visite a Casa da Cultura Lydia Frey (a pronúncia é frai), de 1948, onde morou um dos fundadores de Fraiburgo, Arnaldo Frey, para conhecer a história do município. Fraiburgo é uma junção de Frey com Hamburgo (Alemanha), de onde vieram os primeiros moradores.

Se quiser almoçar lembre-se, você está numa cidade do Interior, então, fazer refeição após 13h30 ou muito tarde da noite não é aconselhável.

As dicas são: Cantina Nono Vito, Oishii (comida japonesa em terra alemã), Radici que apesar do nome é uma pizzaria, Jhonny Chico’s Bar e Pizzaria e o novo May Classic Cuisine.

Conheça o Parque Ecológico René Frey, 50 hectares de mata nativa com centenárias araucárias e imbuias. Pode fazer o passeio com o Kaigang Aventura, num caminhão adaptado que passa no meio da floresta, cruzando rios e, para surpresa das crianças, réplicas de dinossauros estão no caminho.

Kaigang Aventura

Natalia Latrechia, diretoria de Turismo de Fraiburgo, afirma que os turistas estão começando a voltar à cidade. Antes da pandemia, mais de oitenta mil foram a Fraiburgo. “Estamos – diz a diretora – agregando novas atrações para quem vem à cidade. Além da Terra da Maçã, os turistas podem vivenciar as culturas do caqui e pêssego, circuito de cicloturismo, turismo de natureza, vinícolas e, além disso, temos cidades bem próximas que podem ser visitadas, como Arroio Trinta, Iomerê e Treze Tílias. Então, Fraiburgo não é só para final de semana. Temos muito o que oferecer com as culturas do caboclo, francês, alemão, italiano, japonês e austríaco”.

Fraiburgo está a 310 km de Curitiba, 710 km de São Paulo, 450 km de Porto Alegre, 400 km do do Aeroporto Internacional de Florianópolis e a 250 km do Aeroporto de Chapecó.

Para saber mais sobre o turismo em Fraiburgo acesse aqui.

Torta de Maçã Renar

Ingredientes

Para a massa

2 gemas
250 g de margarina
100 g de farinha de trigo
2 colheres de açúcar
5 maçãs
Suco de 1 limão
1 disco de pão de ló
500 g de nata

Modo de preparo

Misture os 4 primeiros ingredientes

Forre uma forma com fundo removível com a mistura acima

Asse por 10 minutos a 180ºC

Cozinhe as maçãs sem casca com água e o suco de limão e açúcar

Bata a nata com açúcar

Montagem

Dentro da massa assada coloque primeiro a metade do creme feito com nata e açúcar, depois coloque o disco de pão de ló que deve estar umedecido com calda de maçã. Depois despeje o restante do creme e por último coloque as maçãs de forma uniforme (decoração)

Opcional

Utilizando um pincel passe a geleia de maçã em água sobre a torta, para dar brilho

A Now Boarding viajou a convite do Hotel Renar

Avaliação

$$$$$

Localização 100
Conforto 92
Serviço 70
Design 80

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS