A preservação da natureza está cada vez no foco dos turistas que desejam viajar sem agredir o meio-ambiente. E a organização não-governamental Greenpeace, que tem sede espalhadas por mais de 50 países, é uma “organização ambiental que existe porque o planeta e seus ecossistemas precisam de quem os defenda”. E, pela primeira vez, o Greenpeace estará em Curitiba para participar como expositor da Expo Turismo Paraná com o objetivo de sensibilizar agentes de viagens e demais profissionais do trade turístico para a preservação da natureza. E eles farão isso da melhor forma possível: por meio da realidade virtual.

A imersão ocorrerá a bordo de uma das últimas expedições do Greenpeace à Amazônia, onde os visitantes do estande poderão se sentir caminhando na grande floresta e navegando no Rio Manicoré. O passeio será realizado com óculos de realidade virtual que possibilita uma experiência de 360º dentro da Amazônia, que é uma das causas da ONG.

Dayane Silva, supervisora sênior do Greenpeace no Brasil, fala que “nós realizaremos ações que farão que o público do evento interaja com as causas do Greenpeace e criem consciência sobre as questões ambientais no mundo. Com isso, nós realizamos o começo de uma mudança de mindset social, para que as pessoas se preocupem com a qualidade de vida que levam”.

TURISMO: Destinos de turismo de natureza no Brasil

A Expo Turismo Paraná será o segundo evento do setor que a organização participa. “Turismo Sustentável é realmente uma tendência, afirma João Alceu Rigon Filho, presidente da Abav-PR, e os turistas estão mais conscientes e buscam destinos de natureza, como os que temos aqui no Paraná. Nesse sentido, os agentes de viagens são multiplicadores em potencial e, antes dos clientes, precisam conhecer as questões de preservação, biodiversidade e sustentabilidade. Cabe à Abav-PR abrir espaço na Expo Turismo Paraná para discutir e levantar o tema”.

O turismo causa impacto direto no Meio Ambiente, seja com a geração de lixo e resíduos ou com questões maiores, como um derramamento de óleo em uma praia do Nordeste, algo que já ocorreu. A exemplo de Fernando de Noronha, onde se paga uma tarifa voltada para conservação ambiental e o destino está sempre com alta ocupação, há espaço para iniciativas que promovem o turismo e preservam a biodiversidade ao mesmo tempo.

O Greenpeace é uma organização internacional sem fins lucrativos, totalmente financiada por seus apoiadores que tem como missão lutar por um planeta mais verde e pacífico e a Expo Turismo Paraná ocorre nos dias 15 e 16 de junho, no Viasoft Experience, em Curitiba.

Com apoio Flamma Comunicação

Comentários

Leave A Comment