O Destino Iguaçu oferece uma gama de atividades turismo e lazer que vai além dos atrativos turísticos. Um exemplo é o Walk du Café, passeio por cinco cafeterias no centro de Foz do Iguaçu, onde se faz degustação de café das diferentes regiões do Brasil. Através de rápidos laboratórios, as pessoas aprendem sobre a forma adequada de se preparar o café, um pouco sobre a cultura, costumes e história de Foz do Iguaçu.

Já se sabe que o café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros e também uma das mais estudadas no mundo. No entanto, cada consumidor tem sua preferência, seja pelo mais forte e amargo, mais ácido, com notas sensoriais ou simplesmente um café com gosto de café.

A ideia foi do gerente de Marketing, Garon Piceli, que depois de uma viagem ao Sul, resolveu colocar no papel o passeio que une caminhada com cafeterias, que estão em alta em Foz do Iguaçu e revela que mais passeios diferentes assim estão para ser estreados em breve. “Temos um projeto de passeios de caminhada em Foz, como o Free Walk Tour, que acontece nas principais turísticas do mundo, e agora o Walk du Café. Em breve estamos planejando uma caminhada nas cervejarias da cidade e também nos butecos”, conta Garon.

Vegana

Os turistas Thiago Ceribelli e Renata do Carmo aproveitaram a vista à Foz do Iguaçu para fazer o delicioso passeio pelas cafeterias, a fim de vivenciar esta experiência sensorial.

O casal foi guiado por André Luiz, do Iguassu City Tour, que durante o percurso de aproximadamente três horas e meia, fez uma breve explanação, que foi desde a descoberta do café até os dias atuais.

A primeira visita foi na Pop Art Café, cafeteria vegana e o grupo degustou um delicioso café orgânico e cobertura de chantilly vegano, feito a partir da água do grão de bico, salpicado com cravo ou canela. A proprietária Michelle surpreendeu os turistas com uma porção de pizza vegana, cortadas em pequenas fatias, para acompanhar a degustação.

Durante a caminhada, o guia André fala um pouco sobre a cultura, costumes e sobre os nomes de personagens históricos, que batizaram as ruas mais antigas da cidade, como Edmundo de Barros e Almirante Barroso. Também sobre a Avenida Brasil, que é o maior centro comercial aberto da cidade e a Avenida Juscelino Kubitscheck, onde está localizada cafeteria Café com Passagem.

O Café com Passagem alia cafeteria, coworking e agência de viagens emissiva. O local surpreende pelo ambiente despojado, tranquilo e elegante. Na cafeteria, o grupo degustou o café, que é considerando o melhor do mundo e produzido pela Família Afonso, de Minas Gerais. Também foram surpreendidos por tutorial, apresentado poelo barista Arnaldo Bortoli Neto, sobre o preparo da bebida, produzida com cafés especiais. No final, o casal ganhou um copo especial para continuar saboreando o café.

Da fazenda

A próxima cafeteria foi a Mr Cake, onde se experimentou um café preparado de acordo com o costume da cultura árabe. Além de receber uma aula sobre o Líbano, país de origem da família. A cafeteira é comandada por Nuhad Younes e Lara Younes, que explicam que o café árabe não é coado, mas colocado dentro de um bule e depois a água na temperatura apropriada. Para servir, deve-se despejar lentamente na xicara para borra não sair junto. Para acompanhar, foi servido um bolo de açafrão com pistache, produzido ali mesmo.

A outra confeitaria tem um apelo mais esportivo, inspirados nas cafeterias da Holanda. Além do café fermentado, no ambiente se encontra lanches, bicicletas, roupas e acessórios sobre o esporte. A Noves Bike Café está bem no centro da cidade e reúne um público diversificado, que vai do ciclista, até os amantes do café. O anfitrião João Paulo também faz uma apresentação aos turistas sobre a a forma correta de se extrair o melhor café.

A última cafeteria do roteiro é a Boutique de Café. Esta oferece o produto que vem da própria fazenda, que fica no interior de São Paulo. O barista,  começa a explanação mostrando os pés de café, carregados de grãos, que estão plantados na frente da cafeteria. Durante o pequeno laboratório, é mostrado a torra, a moagem e a forma correta de se preparar o café. O barrista diz que o importante é não deixar a água ferver, pois vai queimar o pó de café, e deve-se colocar em etapas com intervalos de 30 segundos, até finalizar a quantidade desejada.

Serviço

Dias e horários de saída do Walk du Café em Foz do Iguaçu: segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 18h30, com saídas da R. Edmundo de Barros, 157

Silvana Canal, jornalista

Comentários

Leave A Comment