Quinta maior cidade do Brasil, com mais de 2,6 milhões de habitantes, Fortaleza, a capital do Ceará, é um dos destinos no Nordeste mais procurados pelos turistas brasileiros.

Com temperatura média anual na margem de 27ºC, a cidade não sofre muita variação climática.

Fortaleza é a opção para quem pretende descansar, se aproximar da natureza, viver aventuras em parques e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma rica culinária.

Curiosidades

Fundada em 13 de abril de 1726, Fortaleza é uma cidade grande, repleta de belas praias e muita história para contar. Mas quem visita o município hoje, jamais imagina que ele ficava longe dos centros econômicos do Estado.

Distante dos principais sistemas hidrográficos, a cidade da então dependente capitania do Ceará encontrava-se à margem da atividade criatória e não despertava muitos interesses do Reino. O município só ganhou destaque no fim da década de 1790, com o declínio da pecuária, tornando-se uma capital.

Atualmente, são mais de 2,6 milhões de habitantes conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a quinta maior capital do país.

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Fortaleza foi considerada, em 2019, a cidade do Nordeste que mais recebeu visitantes estrangeiros.

Melhor época

Você sabe qual é a melhor época do ano para visitar Fortaleza? Na verdade, a cidade pode ser visitada durante o ano todo, pois calor e atrativos naturais, culturais e urbanos estão sempre presentes.

Mas é preciso saber que, no primeiro semestre do ano, geralmente chove e venta mais na capital cearense. De todo modo, é certo que o sol vai aparecer. Entre os meses de junho e agosto, por exemplo, as temperaturas mínimas ficam na média de 22ºC. Ou seja, na cidade faz calor até no inverno.

Outra informação importante é que, para viajar a Fortaleza no período entre novembro e fevereiro, é necessário planejar a viagem com bastante antecedência, pois a procura de turistas aumenta exponencialmente nessa época do ano.

Praias

Praia do futuro

A 11 km do centro, a Praia do Futuro é a mais famosa de Fortaleza. Ela ocupa aproximadamente 30% da orla de toda a capital do Estado, onde os turistas têm o privilégio de conferir uma paisagem paradisíaca composta por belas ondas, água limpa e uma extensa faixa de areia branca.

Além das belezas naturais, é possível se deliciar com as barracas ao longo de toda orla, que oferecem uma infraestrutura perfeita para relaxar e saborear boas comidas e bebidas.

As barracas ainda contam com vestiários, chuveiros para os banhistas, e algumas ainda têm shows ao vivo, espaço kids, piscinas, salas de massagem e até salão de beleza.

Localizada na região Sudoeste, a Praia do Futuro é a que oferece melhores condições para banhistas e surfistas.

Praia de Iracema

Iracema é o nome da personagem principal da clássica obra de José de Alencar e nomeia uma das mais lindas praias de Fortaleza, terra natal do talentoso escritor. Trata-se de uma parada obrigatória para quem deseja “turistar” na capital cearense.

Foto: Jade Queiroz/MTur

Essa praia é a que fica mais próxima do centro e é a que concentra o maior número de restaurantes, bares e casas noturnas.

Além do mais, as águas da Praia de Iracema oferecem um espetacular cenário nos fins de tarde, com o pôr do sol.

Praia de Mucuripe

Conhecida como a praia das jangadas, a Praia de Mucuripe oferta diferentes atrações aos visitantes, como o Museu do Farol e as grandes frotas de jangadas com velas coloridas.

É também nessa praia que está o famoso Mercado dos Peixes, onde é possível encontrar frutos do mar frescos, como peixe, lula, lagosta, camarão, entre outros alimentos.

E lá mesmo, no Mercado dos Peixes, os turistas também encontram diversos quiosques que preparam os frutos do mar recém comprados por um preço bem acessível.

O passeio é uma ótima opção para se deliciar com a gastronomia local de forma barata e com uma vista espetacular para o mar do Mucuripe.

Beira-Mar – Praia de Meireles

Situada entre as praias de Iracema e Mucuripe, a Praia de Meireles fica na Avenida Beira-Mar, onde há excelentes opções de hospedagem em hotéis de muita qualidade.

Essa praia é uma das mais procuradas para atividades de lazer, como caminhada, corrida e passeios. Ela abriga restaurantes com cardápios nacionais e estrangeiros.

Foto: Jade Queiroz/MTur

Passeios

Orla de Fortaleza

Na região central a orla é formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, todas na Avenida Beira-Mar, que tem 3 km de extensão.

No local, além de se encantar com as belas vistas das águas, é possível conhecer e apreciar a gastronomia da cidade, bem como a cultura e as tradições do município, como a Feirinha de Artesanato.

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato da Avenida Beira-Mar é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Com mais de 26 anos de existência, a atração oferece uma grande e diversificada variedade de produtos.

Ali é possível encontrar alimentos (como doces, castanhas e rapaduras), artesanato em geral, cachaça e artigos para decoração de todos os tipos e para todos os gostos.

Foto: Jade Queiroz/MTur

A feirinha funciona todos os dias a partir das 17h e comercializa também roupas masculinas, femininas e infantis, além de diversos acessórios, crochê, renda de bilro, pinturas em gel, entre outros.

Theatro José de Alencar

Fortaleza não é só praia. Quem aprecia cultura e história não pode passar pela capital cearense sem conhecer o Theatro José de Alencar, no Centro.

Foto: Jade Queiroz/MTur

O teatro é uma das principais atrações da cidade, não só por sua história de mais de cem anos e beleza arquitetônica, mas principalmente por ser uma referência artística e um espaço de pesquisa, formação e produção de arte.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Um centro de cultura e lazer, destino ideal para quem gosta de arte. Esse é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O local fica em um prédio com uma bela arquitetura e oferece programações recheadas de apresentações culturais, como música, exposições, teatro e cinema. As atrações podem ser conferidas no site do espaço.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Mas o Dragão do Mar vai muito além de um espaço cultural. Por lá mesmo e nas imediações você tem acesso a restaurantes, café e bares de muita qualidade.

Além disso, o entorno do local é recheado de casas noturnas que deixam as noites de Fortaleza bem mais interessantes.

Mercado Central

Localizado no coração de Fortaleza, o Mercado Central é um grande espaço que abriga diversos comerciantes. Quem deseja comprar presentes e produtos de artesanato vai encontrar muitas opções por lá.

Foto: Jade Queiroz/MTur

Catedral de Fortaleza e Museu do Ceará

Ainda no centro, os turistas têm a chance de economizar tempo e conhecer espaços históricos que ficam perto uns dos outros.

Um exemplo é a Catedral de Fortaleza e o Museu do Ceará, que retratam um pouco da tradição e da história do município.

Belezas naturais e passeios alternativos

Parque Estadual do Cocó

Maior parque natural em área urbana das regiões Norte e Nordeste, além do quarto da América Latina, o Parque Estadual do Cocó tem mais de 2 km de trilhas e é ideal para a prática esportiva no meio da natureza. A área é também o maior fragmento verde de Fortaleza.

Além disso, a extensão do parque contempla quinze bairros da capital cearense e a entrada precisa ser agendada. É o programa perfeito para famílias, que podem fazer piqueniques, passeio de barco e bicicleta.

O parque também conta com trilhas guiadas e oferece cenários perfeitos para atividades de relaxamento, como ioga.

Beach Park

Localizado no Porto das Dunas, o Beach Park é o maior parque aquático do Brasil e oferece várias atrações aos visitantes, como brinquedos com muita adrenalina, toboáguas e piscinas para todos os tipos e gostos. O local fica no município de Aquiraz, ao lado de Fortaleza, a 26 km de distância.

Museu da Cachaça

Outra atração que está entre as principais do Ceará é o Museu da Cachaça. Situado no município de Maranguape, na região metropolitana, a 35 km, o espaço relata a história da aguardente no mercado brasileiro, por meio de um rico acervo.

Na parte externa do Museu, os turistas ainda podem conferir o maior tonel de madeira do planeta. A estrutura tem capacidade para abrigar 374 mil litros, quantidade registrada no Guiness Book.

Passeios perto de Fortaleza

Como se pode notar, a capital cearense, que apresenta muitas belezas naturais e atrações culturais, também é porta de entrada para outros destinos turísticos que podem ser feitos no modelo “bate-volta”.

Um deles é a Praia de Morro Branco, a cerca de 90 km de Fortaleza e uma das mais lindas do Litoral do Ceará.

Outro passeio interessante é a Praia de Lagoinha, que fica a 107 km da capital. Com lagoas e dunas, é também uma das mais bonitas praias cearenses.

Lembre-se: antes de viajar, é necessário buscar informações sobre o funcionamento dos hotéis, restaurantes e espaços turísticos durante a pandemia. Os passeios e atrações podem sofrer restrições. É importante acessar os sites do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza para buscar informações atualizadas sobre o funcionamento do turismo.

Além disso, é importante sempre usar máscara, higienizar as mãos com frequência, manter o distanciamento físico e evitar aglomerações para fazer um turismo seguro e responsável.

Segundo dados da MaxMilhas, a capital do Ceará está entre as cidades mais procuradas pelos brasileiros para viajar.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

Comentários

Leave A Comment