AUTOR

TEMPO DE LEITURA

3 min

PUBLICADO EM

05/12/2015

O Focus Fastback Titanium Plus é um dos últimos lançamentos da Ford.

Este é um carro que traz muita tecnologia, conforto, segurança e prazer ao dirigir, finalmente com o legítimo DNA da Ford mundial. Seu sofisticado e amigável sistema Synk, com GPS, herdado e aprimorado de seus irmãos maiores Fusion e Edge, é apenas um dos destaques. Vai incomodar, enfim, Corolla, Sentra e Civic, até então nos seus modelos top de lima. Esses que são referenciais no mercado de sedãs Premium de porte médio.

Bancos em couro, seis airbags, teto solar e direção elétricos, transmissão automática com paddle shifts, motor de 178 cv, rodas de liga aro 17 com pneus 215/50 e suspenção multilink muito bem acertada que você percebe nos primeiros quilômetros.

 Completam os mimos AdvanceTrac: controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e TCS) com Sistema de Estabilidade Preventivo (ETS), Assistente de Partida em Rampas (HLA), Controle de Torque em Curvas (TVC), Aviso de Pressão Baixa dos Pneus (DDS), faróis bi xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático de última geração, chave com sensor de presença, ar condicionado digital com controle individual de temperatura e sensores de estacionamento, crepuscular e chuva. 

O Active City Stop é um sistema inovador que o Focus Fastback passa a oferecer no mercado visando aumentar a segurança no trânsito das grandes cidades. Por meio de sensores no para-brisa o sistema monitora constantemente o tráfego e, em caso de uma possível colisão, os freios são acionados automaticamente. Atua em velocidades de até 50 km/h reduzindo a severidade do impacto ou até evitando o acidente por completo.

Com este pacote há, sim, no Focus Titanium um belo diferencial para enfrentar, e bem, a concorrência, agradando em cheio aos consumidores dispostos a desembolsar R$ 98.600,00 para ter um desses na garagem.

Porta malas

De capacidade regular e com um vão de apenas 41 cm. Para compensar, os bancos traseiros rebatem totalmente na configuração 1/3 e 2/3 ampliando bem os seus 420 l de capacidade. Imperdoável, porém, a ausência de amortecedores telescópicos em um carro deste valor. As alças da tampa invadem o espaço e podem até danificar a bagagem. Abriga um estepe fino, querouba espaço por não ser totalmente embutido.

Interior

As portas possuem dupla vedação isolando bem ruídos externos e deixando a poeira e água do lado de fora. Os comandos dos vidros, são de um toque. Falta o sistema de alívio de pressão. O painel é emborrachado e traz detalhes em Black piano. Os demais plásticos são bem acabados e agradáveis ao toque. Destaque para o teto solar que não chega a roubar muito espaço e, mesmo ocupantes de até 1,90 m não raspam a cabeça no teto. Seu volante multifuncional tem excelente empunhadura e acabamento em couro. Os bancos são um pouco duros. O do motorista tem controles elétricos de seis posições que ajudam rapidamente a encontrar a posição ideal. Atrás, vão somente duas pessoas com conforto devido ao túnel central.

Exterior

Design acertado e atual. O Focus Titanium tem estilo e classe sem ser ostensivo. Produzido na Argentina, é muito bem acabado mantendo na unidade testada a simetria nos encaixes em toda a carroceria.

Em nosso teste, em um trecho misto de cidade/estrada, rodando com gasolina, obtivemos um consumo médio de 12,8 km l.

O veículo testado foi cedido pela Slaviero.

Carlos Fernando Schrappe Borges

Publicado no Aeroporto Jornal – dezembro/2015

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS