Dois turistas poderão fazer uma visita à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2023 após um acordo firmado entre a empresa russa Energia Corporation e a norte-americana Space Adventures, informou a agência de notícias russa Tass.

Os dois visitantes viajarão até a ISS através da nave Soyuz e terão uma “curta missão” no local. Além disso, uma das duas pessoas poderá fazer uma “caminhada espacial” acompanhada por um cosmonauta da Rússia.

O custo do voo, segundo um documento divulgado pela Energia Corporation publicado em dezembro do ano passado, é de cerca de 30 milhões de euros (R$ 180 milhões). O anúncio vem na esteira de outro realizado em novembro de 2019, quando o CEO da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, ordenou a construção de pequenas naves Soyuz com o objetivo de enviar civis ao espaço. As novas cápsulas poderiam ser personalizadas e geridas por apenas uma pessoa.

Até hoje, sete pessoas foram à Estação Espacial sem serem astronautas profissionais, em parcerias semelhantes da Rússia e dos Estados Unidos. 

A Estação

A Widipédia diz que a Estação Espacial Internacional é um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e terminou oficialmente em 8 de julho de 2011 na missão STS-135, com o ônibus espacial Atlantis. A estação encontra-se em uma órbita baixa de 408 x 418 km, que possibilita ser vista da Terra a olho nu, e viaja a uma velocidade média de 27 700 km/h, completando 15,70 órbitas por dia.

estação espacial encontra-se em órbita da Terra a uma altitude de aproximadamente 400 quilômetros, uma órbita tipicamente designada de órbita terrestre baixa. Devido à baixa altitude, a estação precisa ser constantemente reposicionada na órbita devido ao arrasto aerodinâmico. A estação perde, em média, 100 metros de altitude por dia e orbita a Terra num período de cerca de 92 minutos

Fonte: Ansa

Comentários

Leave A Comment