Uma antiga e antes abandonada casa de madeira, que teria como destino quase certo a demolição, teve recuperadas as características originais e transformou-se no mais novo point de Foz do Iguaçu.

A cafeteria e galeria de artesanato Empório com Arte tem sotaque mineiro, mas é também iguaçuense de alma e cosmopolita por extensão.

O Empório com Arte funciona na esquina da Avenida das Cataratas, na Vila Iolanda. A restauração da casa, com sua pequena varanda, recuperou parte do aspecto original de 60 anos atrás.

MPB e chorinho ao vivo

Ali, a música ambiente é MPB da melhor qualidade. Se o frequentador tiver sorte e chegar num dia de música ao vivo, poderá saborear os petiscos variados ao som de chorinho. Para acompanhar, cerveja artesanal feita em Foz, caipirinha à base de cachaça, limão, abacaxi e gengibre ou, se preferir, chás variados e cafés.

Quem criou o espaço foi Sérgio Teixeira Viana, que veio de Minas Gerais há seis anos e até sete meses atrás ainda era farmacêutico num hospital de Foz. Ele desistiu da profissão para realizar o sonho de ter um espaço semelhante aos que conhecia de Ouro Preto, onde são comuns lojas de artesanato que também funcionam como bar ou café.

Artesanato

“Eu fui criado no meio de artesãos”, conta Sérgio, e “aqui em Foz não tinha nada desse viés”. Sérgio diz que, com 45 dias de funcionamento, o Empório com Arte já conquistou muitos iguaçuenses e também turistas.

As peças de artesanato mineiro e de artesãos de Foz, que decoram a cafeteria, estão todas à venda. No cardápio, delícias de Minas, como pão-de-queijo, pastel de angu e doce de leite, preparados com receitas tradicionais. Há também pratos veganos, que não levam nada de origem animal. Isso inclui até pão-de-queijo sem o queijo. A procura é grande.

(45)3572-4240

Cláudio Dalla Benetta

Publicado no Aeroporto Jornal – junho/2014

Comentários

One Comment

  1. carla cristina 26 de outubro de 2020 at 03:17 - Reply

    amo pão de queijo, sempre faço as receitas desse site.

Leave A Comment