AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2.3 min

PUBLICADO EM

14/10/2020

O Ecomuseu de Itaipu completa 33 anos nestas sexta (16) mas a partir de hoje você pode visitá-lo virtualmente sem precisar ir a Foz do Iguaçu.

 O tour virtual em 360º pode ser feito a partir de links nos sites da Itaipu e do Complexo Turístico Itaipu ou diretamente clicando neste aqui.

Ao acessar a plataforma, o visitante poderá percorrer os corredores e salas de exposição do Ecomuseu, conhecer detalhes do acervo e saber mais sobre a história da região, desde os primeiros habitantes, o processo de ocupação da terra, até a construção da usina de Itaipu.

Entre os destaques do passeio, estão uma sessão do Ciência na Esfera, com imagens animadas da Terra e de outros planetas, fotos, maquetes, depoimentos de pioneiros e artefatos arqueológicos. Placas informativas instaladas em diferentes pontos do Ecomuseu também poderão ser acessadas – basta clicar no ícone que aparece na tela.

Na sexta-feira passada, o aniversário começou a ser comemorado com o lançamento do guia ilustrado do Ecomuseu, um matéria impresso que é entregue aos turistas que visitam o museu presencialmente.

E na segunda-feira, foi lançado o “Itaipu Sustenta-Habilidades”, um jogo de realidade alternativa (ARG, na sigla em inglês) voltado para crianças e adolescentes. O link do game está disponível nos sites e redes sociais da Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

No dia 20, haverá uma cerimônia com a presença de diretores da Itaipu e autoridades convidadas para comemorar o aniversário do Ecomuseu. No evento, será feito o lançamento da websérie “Conhecendo o Ecomuseu” e do kit “Guias pedagógicos da Itaipu Binacional”. Também serão detalhados os projetos de reforma e ampliação previstos para o espaço.

O game

Serão nove tarefas, cada uma lançada a cada 15 dias no Itaipu Sustenta-Habilidades. O material foi preparado dentro do convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade da Itaipu, em parceria com o PTI-BR. Ao completar as missões, o jogador deverá encaminhar um vídeo comprovando a conclusão da etapa e receberá “emblemas” como recompensa, que serão cumulativos e servirão como passaporte para os próximos desafios.

Para participar, será necessário fazer a inscrição. Basta acessar este link.

O tema do primeiro desafio é “Será que a água gera energia?”. Vídeos e dados sobre a produção de energia da usina hidrelétrica de Itaipu vão orientar o trabalho do jogador. O próprio Ecomuseu, o Refúgio Biológico e o Canal da Piracema, entre outros, terão conteúdos abordados no jogo.

Fonte: Divisão de Imprensa Itaipu Binacional 

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS