AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2 min

PUBLICADO EM

05/08/2015

Há uma crença de que dizer não, impor limites aos filhos, é perigoso, no entanto, não fazê-lo é que é realmente prejudicial. Segundo a autora, as crianças precisam de ajuda para lidarem com seus sentimentos. Muitas vezes é difícil para elas expressarem em palavras o que querem ou estão sentindo, o que pode ser refletido em birras, violência, ataques, confrontos, e inúmeros outros comportamentos indesejados.

Dizer não é essencialmente criar uma distância entre um desejo ou um anseio e sua realização; e deve ser visto como uma oportunidade em que podem acontecer coisas novas, e não como uma rejeição ou agressão ao outro. É a oportunidade de fazer as crianças exercitarem suas emoções e desenvolverem sua autonomia e maturidade.

De acordo com a idade

Este não é um livro de passo a passo do dizer não. Mas um livro que ajuda a pensar sobre si mesmo e sua família em relação à capacidade de dizer não.  Através de diferentes casos que a autora lidou como psicoterapeuta infantil, ela mostra que é necessário compreender nosso comportamento como adultos, pois a maneira como reagimos ajuda a criança a formar uma ideia sobre o mundo a sua volta. E sempre é importante examinar pela perspectiva da criança, não se deixando levar por nosso próprio sentimento, como no caso dos pais que sofrem mais que os filhos em deixá-los na escola ou sob cuidados de terceiros e acabam influenciando e dificultando essa separação.

O livro é dividido em capítulos de acordo com a idade, começando com bebês, seguindo para a fase de 2 a 5 anos; depois a fase escolar dos 6 aos 11 e abordando também a adolescência. O interessante do livro é o enfoque dado ao que é predominante em cada período. No capítulo dos bebês, ela aborda a interpretação das necessidades dos bebês, os choros, a interação e estímulo, o sono, a alimentação, o desmame e assim por diante.

O que a autora deixa claro é que não há uma solução universal para nossos dilemas, o que importa é encontrar nossos próprios meios, sabendo que a relutância em colocar limites aos filhos pode atrapalhar o desenvolvimento das aptidões da criança. De Asha Phillips. Editora Campus. R$ 26,00.

Amanda Chain

vendas@livrariadochain.com.br

Publicado no Aeroporto Jornal – agosto/2015

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS