A Dinamarca é um país nórdico, na Europa setentrional e tem sua história, principalmente para os brasileiros, ligada estreitamente com os vikings, que do século 8 ao 10, dominaram a região e deixaram seu legado. Considerado um dos países mais felizes do mundo – está atrás somente da Finlândia – ele tem atrações que vão além do frio com passeios tanto para famílias quanto para quem viaja sozinho. Aqui, a viagem será pela culinária. Conheça lugares na Dinamarca para se surpreender com a gastronomia local e seus sabores.

SABIA MAIS: Os 10 países mais felizes do mundos

 

Zelândia

Møn. Foto: Markus Spiske/Unsplash

Faça um passeio em Møn, na Zelândia, para ter uma amostra do arenque local, um dos sabores da Dinamarca, conhecido como Iscas de Arenque (Bidesild). Nesse prato de centenas de anos, o arenque é marinado em grandes barris de salmoura durante muito tempo. A outra especialidade popular de Møn são os bolos de trigo, feitos com farinha finíssima e cobertos com queijo. Experimente com picles de ameixa feito em casa para desfrutar de um almoço delicioso.

 

Fanø e Aerø

Sakkuk é um tipo de pudim feito de farinha, servido com carneiro curado, filé de porco, mostarda e calda. Antigamente, era servido nos casamentos, mas ainda é possível experimentar o Sakkuk em vários locais na ilha de Fanø, incluindo o Café Nanas Living em Sønderho. De acordo com a tradição, você precisa regá-lo com cerveja branca tépida e aguardente.

 

Jutlândia do Norte e Ocidental

Skagen. Foto: Destination Nord/Frederikshavn

A pequena cidade pesqueira Skagen, na Jutlândia do Norte, é o local para apreciar o Linguado à Moda Skagen. A cidade está localizada em uma bela área litorânea com abundância de peixes. Para o molho, a receita inclui oxicoco, mirtilo ou framboesa. Se quiser um sabor do ano de 1700, vá até o Sevel Inn em Jutlândia, para provar as Costelas na Cerveja (Ølben): as costelas de porco são marinadas e cozidas na cerveja preta e grelhadas. O acompanhamento perfeito é uma cerveja bem gelada ou a aguardente de ervas fabricada no próprio local.

Ølben na Sevel Kro. Foto: Sevel Kro/VisitHolstebro

 

Copenhague

Smørrebrød. Foto: Alex Spöttel/Unsplash

O mundialmente famoso sanduíche aberto de pão de centeio, smørrebrød, tornou-se popular na capital da Dinamarca, Copenhague, do ano de 1800 em diante. Um local fantástico para desfrutar as versões modernas desse prato é a loja Ida Davidsen, onde você terá à sua escolha 250 tipos de sanduíches diferentes.

 

Bornholm

Você não pode visitar Bornholm sem fazer uma viagem a uma das casas de fumeiro mais antigas da ilha. Ali você terá uma amostra dos deliciosos acepipes defumados e verá como são preparados. Um prato muito famoso chamado Sun over Gudhjem é feito com arenque defumado no pão de centeio, cebolinhas e uma gema de ovo crua.

 

Jutlândia do Sul

Solæg. Foto: Conni Ernst

Os ovos de sol (Solæg) são uma especialidade regional incomum. Os ovos são cozidos com a casca marrom das cebolas e deixados na salmoura por cerca de três semanas. Quando estão prontos, os ovos são descascados, cortados ao meio, as gemas são retiradas e o buraco é preenchido com uma mistura de tabasco, óleo, vinagre e mostarda antes de colocar a gema de volta. O Buch’s Wine Bar em Haderslev prepara um solæg maravilhoso.

Funen

A omelete de Funen é uma especialidade das antigas e o Restaurante Carl Lund, em Odense, é famoso pela versão da casa, que já faz parte de seu cardápio desde 1860. A omelete, outros dos sabores da Dinamarca, é servida com porco assado, pão de centeio e mostarda.

 

Comentários

Leave A Comment