Temperaturas extremas, chuvas torrenciais, ventos “atacando” cidades como nunca vistos são um alerta de que o clima no mundo está em transformação. O turista pode ajudar a reduzir impactos ambientais e o ecoturismo é uma tendência em ascensão que vem atraindo viajantes em busca de experiências autênticas e de contato genuíno com a natureza. A prática foca na apreciação e preservação de ecossistemas naturais. Em uma era em que a conexão com o meio ambiente é valorizada, explorar destinos comprometidos com a conservação ambiental tornou-se uma escolha de viagem notável.

Veja algumas dicas de como minimizar o impacto ambiental durante viagens e desfrutar da natureza por meio de experiências turísticas conscientes.

Principais destinos

Viagens voltadas para o ecoturismo oferecem uma oportunidade única de se conectar profundamente com a natureza e experimentar as diferentes belezas do planeta. Existem alguns destinos mais propícios para esse tipo de experiência, como no caso da Costa Rica, que é um paraíso com uma biodiversidade incrível para explorar e Galápagos, no Equador, que é um destino muito procurado por amantes da vida selvagem e do mergulho, por exemplo.

Existem outras possibilidades como o Parque Nacional Banff, no Canadá, que possui inúmeras oportunidades de trilhas. A Ilha de Bali, na Indonésia, também oferece muitas oportunidades de atividades turísticas que incentivam a conservação ambiental e cultura local, com paisagens de tirar o fôlego. A Patagônia no Chile e Argentina, Noruega, Nova Zelândia e Tailândia são outros ótimos exemplos de destinos que oferecem essa conexão com a natureza de diversas formas, podendo proporcionar uma viagem mais sustentável.

TURISMO: Costa Rica de florestas e vulcões

Companhias aéreas sustentáveis

As companhias aéreas comprometidas com práticas sustentáveis, como a redução de emissões de gases tóxicos e o uso de biocombustíveis, oferecem, em alguns casos, programas para compensar a pegada de carbono dos passageiros por meio da compra de créditos de carbono, financiando projetos de redução de emissões em outras áreas.

Além disso, você sabia que voos diretos emitem menos carbono do que voos com escalas? Uma vez que as decolagens e aterrissagens consomem mais combustível, ao escolher voos diretos, é possível reduzir a pegada de carbono de sua viagem. Além disso, aeronaves mais novas e ecoeficientes, também contribuem para uma menor poluição por passageiro.

Transporte público e compartilhado

Ao chegar ao destino, considerar o uso de transporte público, caminhadas e o aluguel de bicicletas, sempre que for possível, também é uma forma de praticar sustentabilidade em sua viagem. Ônibus, trens e metrôs não apenas são mais eficientes em termos de consumo de combustível por passageiro do que veículos particulares, mas também proporcionam uma oportunidade de interação com a cultura local.

Hospedagem sustentável

Existem hotéis e acomodações com práticas sustentáveis, como reciclagem, uso de energia renovável, conservação de água e gestão de resíduos, caso esteja buscando por essa experiência, vale se programar com antecedência para buscar locais que atendam esses requisitos. Nesse caso, comece a busca por hospedagens com certificações reconhecidas internacionalmente, como “Green Key,” “EarthCheck,” ou “LEED” (Liderança em Energia e Design Ambiental) que atestam o compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, eco resorts, hotéis verdes, pousadas ecológicas, hostels sustentáveis, estão cada vez mais em alta, sendo um bom ponto de partida na busca por uma hospedagem com práticas sustentáveis.

Alimentos locais

Restaurantes que apoiam os pequenos produtores, acabam colaborando também com a redução da pegada de carbono de sua alimentação, e é uma ótima forma de colaborar com a economia local. Peça recomendações a moradores ou ao pessoal do hotel para encontrar pratos locais autênticos.

Vida selvagem e ecossistemas locais

É importante pesquisar sobre a flora, fauna e ecossistemas da região que pretende visitar. Siga trilhas designadas, respeite regras e regulamentos e evite coletar souvenires da natureza ou de origem animal. Sua experiência pode ser memorável sem prejudicar a vida selvagem e o ambiente. Pequenas ações somadas fazem uma grande diferença na redução do impacto ambiental de suas viagens.

Este estilo de turismo não se limita a um simples ato de contemplação, mas se estende a uma imersão responsável em ambientes naturais. O ecoturismo destaca-se pela busca de destinos que priorizam a manutenção de ecossistemas, promovendo uma interação consciente entre viajantes e a biodiversidade local.

As dicas são da Travelex Confidence, especialista em câmbio.

Com apoio Agência Ecomunica

Comentários

Leave A Comment