O Brasil, no seu jeito, vai vacinando a população contra a Covid-19. Estão sendo vacinados os chamados “idosos”, aqueles que têm mais de 60 anos. Para o turismo, é uma boa notícia. Com a segunda dose tomada é possível que este público possa começar a pensar em viajar. Como inúmeros países estão com as portas fechadas para brasileiros ou dificultando a entrada ao impor quarentena, o destino Brasil será, para muitos, descoberto. A Now Boarding perguntou a comandantes de aeronaves da Latam e Voepass e a um ex-comandante de Embraer na Azul por cinco anos para saber quais os destinos no nosso país são os mais bonitos vistos do céu dentro do avião. Embora preparar o celular! Mas lembre-se: ao viajar siga todas as recomendações médicas, que são a de usar máscaras adequadas, manter o distanciamento social e usar álcool em gel.

Aeroporto Fernando de Noronha

“Uma das vistas mais bonitas e diferenciadas. Basicamente os passageiros que estão acomodados do lado esquerdo do avião são os que contemplam melhor a energia da ilha, logo avistando a praia do Sudeste e a do Atalaia, Baía dos Porcos, Praia do Sancho e o imponente Morro do Pico”.

Johann W. M. Behrmann, Comandante e Diretor de Operações da Voepass Linhas Aéreas

Aeroporto Internacional Santos Dumont – Rio de Janeiro

“Não me canso de admirar essa vista. Umas das aproximações mais desafiadoras e lindas que fiz, com a Baía de Guanabara e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra dando as boas-vindas ao Rio de Janeiro. Sentado ao lado esquerdo você poderá admirar o centro do Rio de Janeiro, com a Catedral Metropolitana, o Aqueduto da Carioca, a Marina da Glória e o aeroporto Santos Dumont, que é o nosso destino. Não existe melhor maneira de começar ou terminar a semana”.

Anderson Dossin, Comandante de Airbus A320 da Latam, autor da foto que abre a matéria

Foto enviada pela Azul de comandante fazendo aproximação em Santos Dumont

“A vista é deslumbrante e permite que os passageiros tanto do lado esquerdo quanto do direito tenham o privilégio de contemplar as paisagens do Rio. Por exemplo, do lado esquerdo, pode ser vista a Ponte Rio Niterói, já quem está nas poltronas da direita consegue visualizar o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Se a aproximação estiver no sentido Ponte, inverte o que cada lado do passageiro vai ver”.

Johann W. M. Behrmann, Comandante e Diretor de Operações da Voepass Linhas Aéreas

Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba

Foto: Nilson Fiori

“Eu poderia falar de várias aproximações feitas ao longo dos últimos anos, lugares simplesmente encantadores e com visuais que jamais sairão de minha memória, mas não tem uma única vez que eu passe na minha cidade natal, Curitiba, que eu não fique de certa forma emocionado. Desejei por muitos anos estar no comando de uma aeronave comercial e fiquei muitas vezes olhando elas passarem por ali quando ainda era uma criança, apenas sonhando. A chegada na capital, vindo de São Paulo, começa ainda sobre a Serra do Mar, deixando Paranaguá, Morretes e toda a estrada de ferro, que faz a ligação até lá, à nossa esquerda, passando próximo ao Pico Paraná e, dependendo das condições climáticas, dentro de 5 a 7 minutos, já estaremos deixando, ao nosso lado esquerdo, toda a cidade de Curitiba, com o visual do museu Oscar Niemeyer, Estádio da Baixada e um leve sobrevoo sobre o Parque Barigui e Jardim Botânico, e assim, em menos de 3 minutos, pousaremos na pista 15 com seus 2.250m”.

Nilson Fiori, Comandante de Airbus A320 da Latam Brasil

Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria

Foto: Andrea Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Em uma aproximação muitas vezes temos a oportunidade de apreciar o pôr ou o nascer do sol em suas fases mais belas de conclusão. Durante o pôr do sol, o astro rei vai desaparecendo no horizonte e minutos depois estamos voando em um cenário completamente diferente e então surge a noite, com seus encantos e luzes iluminando as cidades. Essa é a vista da aproximação no Aeroporto de Aracaju.”

Andrea Souza, Comandante de Airbus A320 da LATAM Brasil

Salvador Bahia Airport

“Uma vista mágica e encantadora.  Já na aproximação mais usada para pouso é possível que os passageiros do lado direto contemplem toda península de Salvador, além de pontos importantes como Farol da Barra, Forte São Marcelo, Elevador Lacerda, Estádio Arena Fonte Nova e uma vista completa das famosas praias. Já do lado esquerdo, quando o avião ainda está um pouco mais alto, é possível visualizar a Ilha de Itaparica.

Johann W. M. Behrmann, Comandante e Diretor de Operações da Voepass Linhas Aéreas

Floripa Airport

“Aproximando-se de Florianópolis já podemos apreciar a paisagem do Litoral catarinense que é encantadora. Os passageiros acomodados nas poltronas da esquerda visualizam parte da cidade e a Ponte Hercílio Luz. Já após a decolagem, do mesmo lado é possível ver as belezas das praias do Campeche e da Joaquina”.

Johann W. M. Behrmann, Comandante e Diretor de Operações da Voepass Linhas Aéreas

Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes

“A vista incrível do encontro dos rios Rio Negro e Solimões – atração turística de Manaus – é o que marca o voo na capital amazonense. Os passageiros que estão do lado direto, dependendo da aproximação, conseguem visualizar melhor o fenômeno hidrológico”.

Johann W. M. Behrmann, Comandante e Diretor de Operações da Voepass Linhas Aéreas

Foto: Comandante Delano

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas

A rota Curitiba-Foz do Iguaçu era minha preferida nos meus tempos de comandante de Embraer na Azul. Como moro em Curitiba, mas fui criado em Foz do Iguaçu, esse era um voo especial para mim. Se você fizer esse voo, procure se sentar do lado esquerdo. Se o avião for pousar na cabeceira 14 (sentido Oeste), você terá a bela visão do sinuoso e caudaloso Rio Iguaçu, que vai serpenteando o imenso Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as famosas Cataratas do Iguaçu. Caso o avião pouse na cabeceira oposta, a 32, você terá a belíssima visão da enorme usina hidrelétrica de Itaipu, pois o avião faz uma curva à esquerda bem em cima da enorme barragem, possibilitando uma visão completa de monumental obra de engenharia.

Sady Bordin, foi comandante de Embraer na Azul de 2014 a 2019

Foto: Christian Rizzi

 

 

 

Comentários

Leave A Comment