Cinco novas atrações turísticas de Curitiba entraram no E-book de Acessibilidade da capital do Paraná: Parque Barigui, Parque Tingui, Setor Histórico/Largo da Ordem, Calçadão da Rua XV de Novembro e Mercado Municipal. Agora, essas atrações se juntam a outras e já somam 15 espaços mapeados. Os outros são o Memorial Paranista, Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Cine Passeio, Rua 24 Horas, Passeio Público, Memorial Árabe, Torre Panorâmica e Parque Tanguá.

O E-book foi produzido para facilitar a locomoção de portadores de necessidades especiais e pode ser acessado nesse link.

A iniciativa é liderada pelo Grupo de Trabalho de Acessibilidade, Sustentabilidade e Mobilidade e Transporte, do Ecossistema Curitiba DTI, com a colaboração técnica do Instituto Municipal de Turismo e parceria com o Departamento do Direito da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba.

O sucesso deste esforço é visível nos programas Rosto da Cidade e Caminhar Melhor que transforma as calçadas de áreas turísticas e dá acessibilidade nas calçadas, edifícios públicos e parques. Além de promover a inclusão, estas iniciativas impulsionam o conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), garantindo uma melhor experiência para os visitantes.

TURISMO: 3 parques para visitar em Curitiba

Inteligência e acessibilidade

Os pontos turísticos icônicos de Curitiba também estão sendo transformados. Ônibus de dois andares acessíveis para cadeiras de rodas já atendem os principais destinos, e em breve oferecerão informações em Libras. O programa Curitiba na Palma da Mão utiliza miniaturas em 3D dos principais atrativos para proporcionar uma experiência única aos turistas com autonomia reduzida.

No coração da cidade, o Jardim Botânico recebeu investimentos expressivos, totalizando R$ 3,9 milhões, para tornar-se mais acessível. O Bosque Alemão, com um investimento de R$ 1,7 milhão, está passando por transformações para que seus caminhos sejam mais acessíveis para cadeirantes. A Rua XV de Novembro, o charmoso calçadão de Curitiba, tem faixa tátil para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual.

O Memorial Paranista foi concebido como um espaço totalmente acessível e destaca-se não apenas por suas obras de arte, mas também por banheiros exclusivos, identificação por QR Code e braille. E o Cine Passeio, inaugurado em 2019 é um cinema inovador e inclusivo, oferecendo recursos como audiodescrição e tradução em Libras nas sessões regulares.

Com apoio Agência Notícias Curitiba

Comentários

Leave A Comment