A região Costa Verde, no Litoral Sul do estado do Rio de Janeiro, é um lugar que mistura paisagens recheadas de belezas naturais com a classe e o charme de cidades históricas. As cidades de Mangaratiba, Angra dos Reis, Ilha Grande (distrito de Angra dos Reis), Paraty, Itaguaí e Rio Claro fazem parte desse roteiro que harmoniza belezas da serra e do mar.

Os municípios reúnem um dos cenários mais bonitos e exóticos, onde a serra encontra o mar, formando uma composição única, e trazendo uma vista do horizonte que deixa o ambiente com cara de paraíso. E quando falamos “paraíso” é aquela ideia de paraíso mesmo, de um lugar que transmite a paz e a beleza natural digna de cena de filme, com águas cristalinas de diferentes tons de verde, diversidade de fauna e flora, e praias semidesertas (algumas delas só podem ser acessadas pelo mar).

De acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro, a Costa Verde abrange mais de 2 mil praias e uma infinidade de ilhas, sendo protegida pela Restinga de Marambaia e por imensos paredões recobertos pela Mata Atlântica.

Lagoa Azul, na Ilha Grande.

Além da tranquilidade e da conexão que essa natureza oferece ao visitante, a região também é rica em história, pois foi marcada pelo período da colonização do Brasil, com a presença de navios franceses e ingleses. Portanto, quem visita a Costa Verde encontra estradas e caminhos “esquecidos” que foram utilizados pelos colonizadores para realizar a interiorização do país.

Conheça um pouco mais das cidades que compõem esse pedacinho do céu na terra:

Angra dos Reis

“Se existe um paraíso, é bem perto daqui”, disse Américo Vespúcio ao adentrar a maravilhosa Angra dos Reis. São 365 ilhas – isso mesmo, você não leu errado – que compõem uma verdadeira diversidade natural de tirar o fôlego.

A natureza se expande e proporciona passeios turísticos (que envolvem trilhas, barcos, visitas em cachoeiras), vários tipos de hospedagens, esportes radicais e práticas em meio à natureza, como rapel, mountain bike, rafting, pesca e mergulho.

Ilha Grande

O local é um distrito de Angra dos Reis que apresenta um verdadeiro santuário ecológico. Trilhas, 106 praias, cachoeiras, montanhas e enseadas que pertencem ao Parque Estadual da Ilha Grande e Parque Estadual Marinho do Aventureiro formam o passeio do turista que decide visitar Ilha Grande.

O distrito era habitado por índios tamoios e tupinambás que abriram as trilhas utilizadas até hoje. Portanto, além de conhecer uma beleza praticamente intocada, o viajante vai se conectar com muita história desse santuário que é considerado pela Unesco um Patrimônio Mundial da Humanidade.

Magaratiba

São mais de 400 anos mesclando natureza, cultura e história. A cidade traz ao turista o que há de melhor em sofisticação, com resorts com bandeiras internacionais e cenários paradisíacos.

Foto: Prefeitura Municipal

A beleza natural e a rica história constituem o acervo turístico-cultural de Mangaratiba, que conta também com praias, serra, cachoeiras, prédios históricos, museus, gastronomia, e um povo receptivo que vai receber o turista com muita simpatia e acolhimento.

Paraty

Uma das mais belas cidades do Brasil também faz parte da Costa Verde. Paraty possui um conjunto arquitetônico colonial preservado e mescla o azul do mar e o verde das matas, além de ser rica em arte, festividades e gastronomia.

TURISMO: Mais de Paraty

A cidade é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco por conta da sua cultura e biodiversidade, possuindo um ritmo próprio, onde culturas tradicionais convivem com a arquitetura colonial e o conforto da modernidade, tudo isso em meio à exuberância da natureza.

Itaguaí

Portal de entrada da Costa Verde, Itaguaí esconde raras belezas naturais e algumas delas quase não foram exploradas. O município é formado por recantos e conta com uma região costeira rica em atrativos turísticos, possibilitando ao viajante conhecer a fauna e flora da Mata Atlântica.

Itaguaí tem um Roteiro Ilhas Tropicais. Foto: Prefeitura Municipal

Ocupada pelos jesuítas no século 17, a região também carrega muito valor histórico.

Rio Claro

O município foi fundado 1849 e é conhecido por seus rios cristalinos, matas, cachoeiras e montanhas. Também mesclando a natureza com a tradição histórica, Rio Claro tem um ar interiorano e conta com um estilo de vida do campo, trazendo aquele descanso merecido ao visitante que deseja um destino bonito e tranquilo.

Da encosta do Morro do Rastro (um paredão rochoso de 130 metros de altura) descem os três saltos da cachoeira de Rio Claro. Portanto, ecoturismo é mais que bem-vindo na região.

Nayara Oliveira, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment