AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.9 min

PUBLICADO EM

10/12/2020

O incentivo ao uso da bicicleta e turismo ecológico agora é lei no Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sancionou a Lei 20.367 e está criado o Circuito Cicloturístico do Norte Pioneiro. A proposição foi dos deputados Goura (PDT) e Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Integram o Circuito Cicloturístico do Norte Pioneiro os municípios de Andirá, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Nova Fátima, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz que contam com recursos naturais que atraem visitantes todos os anos.

“O Circuito Cicloturístico valoriza a cultura e os atrativos naturais da região de Cornélio Procópio e municípios vizinhos, promove a melhoria da saúde e bem-estar por meio da promoção do lazer e da atividade física, o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia regional além de promover mobilidade e acessibilidade”, disse o Romanelli.

A empresa Lobi Cicloturismo oferece este tipo de turismo no Estado.

Rota

Segundo informou o deputado, as prefeituras vão definir o traçado da rota que fará parte do Circuito, de forma integrada com as rotas já existentes. Os municípios vão mapear e divulgar os atrativos e produtos turísticos existentes, tais como monumentos históricos, atrativos naturais, hospedagens, locais para alimentação e hidratação, bicicletarias, paraciclos e bicicletários e unidades de saúde.

As cidades também deverão disponibilizar informações e oferecer matérias das rotas, atrativos e produtos turísticos em meios de comunicação físicos e virtuais, como mapas, cartilhas, certificados, passaportes, sites e aplicativos.

“Os municípios vão poder se organizar melhor para que os diversos recursos naturais da região sejam ainda mais atraentes. O Norte Pioneiro tem belezas naturais que se destacam no Brasil e no exterior. Agora, com a sanção da lei, será um incentivo a mais para atrair investimentos e empreendimentos turísticos”, completou Romanelli.

Fonte: Assembleia Legislativa do Paraná

Foto: Lobi Cicloturismo

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS