As praias artificiais de Santa Helena e Itaipulândia, no Oeste do Paraná terão nessa temporada de verão cadeiras anfíbias para permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam entram na água. As duas cidades estão a mais de 700 km do Litoral paranaense.

Arthur Cecchin tem 7 anos e sua mãe, Andressa, viu seu filho ser um dos primeiros a usar a cadeira. Para ela ver o filho usufruindo do lazer foi gratificante: “Quando fiquei sabendo, quis trazê-lo na hora e sabia que seria legal. Essa é uma memória que vai ficar para sempre”.

Os equipamentos que possibilitam um turismo inclusivo são disponibilizados pelo governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família em parceria com as prefeituras locais.

TURISMO: Conheça a Rota do Queijo no Paraná

O equipamento tem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e na água. As cadeiras possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar ou em rios em uma profundidade segura. O uso é orientado por profissionais qualificados, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.

Balneário Jacutinga. Foto: Prefeitura Itaipulândia

Confira as datas e os locais de disponibilidade das cadeiras anfíbias que estarão disponíveis até 13 de fevereiro, de sexta a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 19h:

Itaipulândia

Balneário Jacutinga – Av. Beija Flor, Linha Jacutinga

Santa Helena

Balneário Municipal de Santa Helena – Prolongamento da Av. Brasil S/N

Com apoio Agência Estadual de Notícias

Comentários

Leave A Comment