O governo da Argentina anunciou que o Aeroporto Teniente Luis Candelaria, na cidade de San Carlos de Bariloche vai integrar o corredor seguro para a entrada de turistas estrangeiros na província de Rio Negro. Com esta decisão, o Aeroporto vira opção de entrada na Argentina e, assim, Bariloche poderá receber voos diretos do Exterior, incluindo o Brasil. Esta conexão vai depender dos acordos com as companhias aéreas.

Atualmente, não há voos entre o Brasil e o Aeroporto de Bariloche. A Aerolíneas Argentinas opera voos com conexão em Buenos Aires. Com a nova classificação, a expectativa é de que as companhias aéreas retomem suas operações diretas entre o Brasil e Bariloche.

Gastón Burlón, secretario de Turismo de Bariloche, afirmou que “a permissão nos possibilita pensar em estratégias para trazer voos diretos. Estamos em negociações com as companhias aéreas que realizam esses voos do Brasil. O intuito é termos avanços da conectividade aérea para a temporada de inverno”.

Com a habilitação para o Aeroporto receber voos diretos do Exterior, Bariloche agora se soma a Misiones, Salta, Mendoza, Buenos Aires, Ushuaia e Córdoba como opções de entrada segura na Argentina.

Cenário atual dos voos para Bariloche

Hoje Bariloche é destaque nas estatísticas de voos da Aerolíneas Argentinas. Segundo os dados repassados pela companhia à Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, quase 550 mil passageiros embarcaram em voos entre Buenos Aires e Bariloche em 2021. O número representa 72% do registrado em 2019, período anterior a pandemia da Covid-19.

Na primeira quinzena de janeiro, a linha de Buenos Aires-Bariloche foi a de maior demanda entre as operadas pela Aerolíneas. Foram 40,7 mil passageiros transportados, o que denota um aumento de 134% do registrado em 2020, no mesmo período.

“As companhias não colocam voos sem demanda. Esse número de passageiros é resultado das promoções que o setor turístico de Bariloche realiza e das atrações dos destinos da cidade”, destaca o secretário Gastón.

A Aerolíneas Argentinas oferece 63 voos semanais com ida e volta à cidade turística; é o destino com a maior quantidade de frequências de todo o país, seguida de Ushuaia, com 38.

O número expressivo de turistas que desembarcaram em Bariloche condicionou uma alta movimentação nos hotéis, comércios, passeios e parques da cidade. Segundo a Emprotur, a ocupação hoteleira chegou a 97% no mês de janeiro. A expectativa do órgão é de que, com a habilitação do Aeroporto como corredor seguro, o número de visitantes seja ainda maior nos próximos meses.

Recentemente, a Argentina deixou de exigir o teste que indica a presença do coronavírus para os turistas dos países limítrofes, como o Brasil. Para ingressar no país os brasileiros devem ter o esquema completo de vacinação contra a doença e apresentar seguro de saúde para Covid-19.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

Comentários

Leave A Comment