No artigo anterior contamos a curiosa e interessante história por trás do nascimento da Azul, seu rápido crescimento, a fusão com a Trip e o uso, inicialmente, dos aviões da família E-Jet (Embraer 175, 190 e 195) e posteriormente, dos turboélices ATR.

Nesta segunda parte dessa bela história de sucesso da Azul, que completou 14 anos no último dia 14 de dezembro, vamos falar sobre os modelos de aeronaves que compõem a atual frota da companhia.

A frota da Azul é bastante diversificada, composta por 171 aviões de 4 diferentes fabricantes: a americana Cessna (Grand Caravan), a brasileira Embraer (E1 e E2), a francesa Airbus (A320, A330 e A350) e a franco-italiana ATR.

Ter uma frota diversificada é bom ou é ruim? Depende! A irlandesa Ryanair tem apenas um modelo em sua frota: o Boeing 737. São impressionantes 501 unidades desse avião. Isso traz dois grandes benefícios para a empresa: menor custo de treinamento dos pilotos e de manutenção. Já a americana Delta opera 1.343 aeronaves de 12 famílias (E-Jet, A320, A330, A350, B717, B737, B747, B757, B767, B777, CRJ e MD) Imagine o custo com treinamento de pilotos e pessoal da manutenção!

Bom, vamos ver agora cada aeronave que compõem a frota da Azul, do menor para o maior.

Grand Caravan.

Fabricado pela norte-americana Cessna, é uma aeronave monomotor, turboélice, asa alta, trem de pouso fixo (não recolhe) com capacidade máxima de transportar 14 passageiros. Na Azul, ela está configurada para levar, com muito conforto, 9 passageiros. O primeiro voo deste modelo ocorreu em 1982 e já foram produzidas perto de 2,5 mil unidades. A Azul possui 21 aviões em sua frota.

ATR 72-600

Fabricado pelo consórcio franco-italiano ATR (Avions de Transport Régional), é uma aeronave bimotor, turboélice, asa alta, trem de pouso retrátil, com capacidade máxima de transportar 72 passageiros. O voo inaugural foi em 1988. Até agora foram produzidas perto de 1.000 unidades.

A Azul opera um total de 34 ATR, modelos 72, série 600.

 

Interior do ATR 72-600.

Embraer 195

Este foi o avião que deu origem à Azul (leia a história na coluna anterior). Fabricado pela Embraer, em sua fábrica de São José dos Campos (SP), teve seu voo inaugural em 19 de fevereiro de 2002. Já se vão mais de 20 anos de uma história de sucesso, com um currículo invejável de zero acidente por falha mecânica entre suas 1.352 unidades já entregues.

No início, a Azul operou com os Embraer série 190. Ao longo do tempo ela foi aumentando sua frota com o modelo 195, o maior da família, composta pelos modelos 170, 175, 190 e 195. Atualmente ela conta com 43 E195 em sua frota. Todos os modelos 190 foram retirados da frota. O E195 da Azul está configurado para levar 118 passageiros com muito conforto.

Tive o enorme prazer de pilotar essa maravilhosa máquina na Azul, entre 2014 e 2019.

Na foto abaixo, decolando de Recife com destino a Fortaleza.

E195 da Azul.

Interior do E195. Repare nas telas individuais de TV. Uma inovação da Azul.

Embraer 195 – E2

O primeiro voo do modelo E2, a versão maior e mais econômica do que a série E1, ocorreu em março de 2017. A Azul recebeu seu primeiro E2 em março de 2019. Atualmente ela conta com 9 modelos E2 em sua frota. Confesso que minha maior frustração foi não ter tido o privilégio e o prazer de pilotar essa maravilha da tecnologia, pois deixei a Azul em janeiro de 2019.

As diferenças entre o E1 são grandes, a começar pela asa maior e os motores, mais potentes e econômicos. A aeronave pode transportar até 144 passageiros. Na Azul, ela está configurada para levar 136 passageiros.

Na foto abaixo podemos ver as diferenças entre o E2 e o E1: os motores, bem maiores e a ponta da asa, sem o famoso winglet.

O painel também passou por melhorias, com telas maiores e mais informações para os pilotos.

Airbus A320

Esse avião, ao lado do Boeing 737, é um clássico da aviação comercial. O primeiro voo desta aeronave, que compreende uma família que vai do A319 ao A321, ocorreu em 1987. Até hoje já foram produzidas um total de aproximadamente 9,5 mil unidades. Um sucesso absoluto de vendas. Ele perde, em vendas, apenas para seu histórico concorrente, o Boeing 737.

O A321 da Azul (foto abaixo) está configurado para levar até 214 passageiros. No total, a empresa está com 50 aeronaves da família A320 em sua frota.

O interior da aeronave. Foto: JET Photos

Airbus A330

Entramos agora nas aeronaves de grande porte, utilizadas nas rotas internacionais, como Campinas-Orlando ou Campinas-Lisboa.

O voo inaugural deste widebody da Airbus ocorreu em novembro de 1992 e entrou em serviço já no ano seguinte. Até agora foram produzidas 1,8 mil unidades deste modelo. A Azul conta com 11 A330 em sua frota (foto abaixo).

O interior dos A330 da Azul.

Finalmente, a joia da coroa: o Airbus A350!

Esta aeronave beira a perfeição! É um estado de arte da engenharia aeronáutica. Tanto a fuselagem como as asas são feitas de materiais compostos, reduzindo o peso do avião, tornando-o mais econômico que seus concorrentes diretos.

Tive o prazer de voar neste avião num voo da TAP de Portugal para o Brasil e confesso que era difícil acreditar que se estava dentro de um avião, a 12 km de altura, voando a 850 km/h, pois não é possível sentir a menor vibração e o ruído é mínimo. É como se você estive na sua sala de estar assistindo televisão.

O primeiro voo desta fantástica obra da engenharia ocorreu em 14 de junho de 2013, ou seja: é uma aeronave bastante nova. Até agora foram entregues 509 unidades e a Azul conta com 2 unidades em sua frota. A capacidade máxima é de 366 passageiros, em classe única. O 350 da Azul está configurado para transportar 334 passageiros, sendo 33 na classe Executiva e 301 na Econômica.

Abaixo, a foto do batismo do A350-900 da Azul, no Aeroporto de Viracopos, em 16 de setembro de 2022.

20

Foto do cockpit do A350. Lindo, não?

O interior da aeronave.

Bem, cara amiga, caro amigo, espero que tenha gostado desse breve passeio pelas aeronaves da Azul.

Grande Abraço e bons voos.

Sady Bordin tem 58 anos.  Trabalhou como piloto de linha aérea por 12 anos, sendo 5 como comandante de Embraer 190/195 na Azul Linhas Aéreas. Tem mais de 7 mil horas de voo.  É instrutor de simulador na EPA Training Center. sady@embraer195.com.br

Comentários

Leave A Comment