Nova exibição do programa Artistas do Acervo, do Museu Oscar Niemeyer (MON), de forma virtual, acontece amanhã (18) a partir das 16h. O diálogo será entre o professor e curador Paulo Reis e os designers Carol Armellini e Paulo Biacchi, com o tema Conforto em Confronto. Assista no YouTube.

A essência do programa é oferecer um espaço de diálogo entre o público e os artistas, o que permite abordar e discutir o conteúdo do acervo com curadores e professores.

Neste mês, a obra em destaque é o Banco R540, uma das selecionadas para a exposição do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (2009) e que integra o acervo do MON.

A peça remete às cadeiras da década de 1960, pois utiliza o mesmo material em sua estrutura: cordão de PVC, também chamado de espaguete plástico, e metal. O Banco R540 tem a assinatura do Estúdio Fetiche Design, criado em 2008 pelos designers Carol Armellini e Paulo Biacchi, homenageados nesta edição do Artistas do Acervo.

Outra criação da dupla de designers é a Poltrona MON, que integra o mobiliário do MON Café. Seu desenho remete à silhueta do prédio do Olho, projetado por Oscar Niemeyer. A peça foi desenvolvida em madeira Tauari e palhinha natural para o encosto.

O mediador do diálogo com os designers será o professor Paulo Reis, pesquisador nas áreas de curadoria, performance, ações artísticas no espaço urbano e crítica de arte.

As edições virtuais do programa Artistas do Acervo são mensais. A próxima, em novembro, terá a participação da artista e professora Fernanda Magalhães.

O MON

O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

O acervo conta com aproximadamente sete mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil m² de área construída, 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Comentários

Leave A Comment