Essa semana foram entregues as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre que tem administração da Aena. Agora, o terminal, que recebe até 700 mil passageiros por mês, aumenta em até 60% sua capacidade operacional e ganha 40% a mais na sua área edificada. Uma das melhorias foi a construção de um píer para voos internacionais, área que pode ser reversível para uso doméstico.
O Aeroporto ganha mais espaço tanto no terminal de passageiros quanto no pátio, podendo receber um número maior de aeronaves e com capacidade para atender mais operações de grande porte simultaneamente, inclusive de voos internacionais.
A concessionária Aena já investiu R$ 1,4 bilhão em obras estruturais nos seis aeroportos que administra no Nordeste. Além deste valor, mais R$ 500 milhões foram aportados em sistemas, equipamentos e novas manutenções. Para o Aeroporto do Recife foram adquiridos quatro novos fingers (pontes de embarque), escadas rolantes, esteiras de bagagem automatizadas do check-in ao embarque e carrosséis de devolução de bagagem aos passageiros. Além disso a infraestrutura está preparada para inspeção, por tomógrafo, de todas as bagagens despachadas, configurando um reforço significativo na segurança operacional.
Com essas obras, o Aeroporto Internacional do Recife ganha, também, um novo conceito comercial com novo mix de lojas, serviços, restaurantes e cafés, diversificando a oferta aos passageiros e atendendo a demanda de diferentes perfis de consumo. Um minimercado e uma nova loja duty-free estão entre as novidades que estão para inaugurar em breve. O Aeroporto passa a contar com duas salas VIP: a primeira funciona desde julho e a segunda, localizada na nova área de operações internacionais, será entregue no início de 2024.
TURISMO: Recife tem uma das ruas mais bonitas do mundo
Pistas mais seguras
As pistas receberam melhorias na segurança operacional, RESAs (sigla para áreas de segurança de fim de pista, do inglês runway end safety areas) nas duas cabeceiras, faixa preparada e revitalização da sinalização horizontal, entre outras melhorias. A ampliação do pátio vai permitir o estacionamento de até cinco aeronaves de grande porte simultaneamente. Além disso, sete novos hangares foram construídos, incrementando a oferta de aviação geral. Mais amplos, modernos e funcionais, os novos equipamentos ficam localizados no lado oposto aos antigos, ao lado da Base Aérea.
E a expansão do terminal abrange todas as áreas, garantindo mais conforto e espaço nas salas de embarque, desembarque, saguões de check-in e canal inspeção de segurança. Além disso, o Aeroporto ganha leitores eletrônicos de cartões de embarque, mais totens de autocheck-in e novos balcões de controle de imigração. Um dos focos das reformas estruturais é o investimento em tecnologia e eficiência operacional, em todas as etapas do processamento de passageiros, bagagens e cargas.
Com apoio MassMedia