Belo Horizonte, a capital dos mineiros, foi a cidade escolhida pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) para a realização de seu 38º Congresso Nacional, entre os dias 22 e 26 de novembro. O Conjunto Arquitetônico e Cultural da Praça da Liberdade em Belo Horizonte, o complexo da Pampulha, Mercado Central, Instituto Inhotim, e a histórica cidade de Ouro Preto, serão alguns dos atrativos visitados pelos jornalistas profissionais em turismo, seus acompanhantes e convidados.

Com os temas “O valor e a importância da Abrajet para a divulgação do setor Turístico Nacional” e “Minas Gerais, seus destinos culturais e históricos”, o evento pretende vai reunir a imprensa especializada do segmento de turismo de várias partes do país durante cinco dias de intensa programação.

O Congresso está sendo organizado pela Abrajet-MG desde o início do ano. “Estamos organizando uma programação intensa para os jornalistas convidados de todo o Brasil, discorrendo o valor e a importância da nossa entidade para a divulgação do setor turístico nacional, além de promover uma imersão em nossas Minas Gerais”, afirma a presidente da comissão organizadora, Sandra Coelho. “Mostraremos aos congressistas nossa diversidade cultural, museus, artistas mineiros radicados no Estado, ricas experiências gastronômicas e visuais em nossa capital e em alguns municípios vizinhos”, destaca José Aparecido Ribeiro, Presidente da Abrajet-MG.

O 38º Congresso Nacional da Abrajet terá palestras, solenidades, visitas guiadas a complexos arquitetônicos, artísticos e culturais com relevância no turismo cultural, histórico e gastronômico de Minas Gerais.

A solenidade de abertura será no dia 22 de novembro, às 19h, no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, com a participação de autoridades como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o secretário de Estado Cultura e Turismo do Estado, Leônidas Oliveira, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman e o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

No dia 23, os trabalhos começarão cedo. Às 8h, no Hotel Plaza BH, tem reunião dos membros do Conselho Nacional da Abrajet com a participação de presidentes das Seccionais. À tarde será realizada a Assembleia Geral da Abrajet. Após as duas reuniões, os congressistas farão um city tour por Belo Horizonte para conhecer ou revisitar seus pontos turísticos como o Complexo Arquitetônico da Pampulha e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade acompanhados por profissionais especializados em turismo. Os congressistas conhecerão o bairro de Santa Teresa, importante reduto gastronômico, cultural e boêmio da capital mineira.

TURISMO: Inhotim, espaço de cultura e arte

Já no dia 24 de novembro, sexta-feira, os congressistas terão o privilégio de conhecer o maior museu a céu aberto da América Latina, o Inhotim. Durante todo o dia, eles apreciarão as obras, além de conhecerem as belezas naturais de um dos destinos mais procurados em Minas Gerais. No dia 25, a programação segue para a histórica Ouro Preto, berço da cultura mineira. E no domingo, 26, a agenda será na Feira de Artesanato da Afonso Pena. A programação se encerrará no Mercado Central, orgulho dos belo horizontinos e eleito pela revista TAM Viagens como o terceiro melhor mercado do mundo.

O 38º Congresso Nacional da Abrajet tem patrocínio da Codemge, por meio do Governo do Estado de Minas Gerais, do Sesc Minas e o Ministério do Turismo.

Comentários

Leave A Comment