Timbó é uma pequena cidade catarinense, com população estimada em 40 mil habitantes, situada no Médio Vale do Itajaí. É conhecida como “Pérola do Vale” em razão da união entre belezas naturais e riquezas culturais, bem como pela qualidade de vida oferecida aos seus moradores.
Possui fortes vínculos com a cultura europeia, uma vez que foi fundada por imigrantes germânicos em 12 de outubro de 1869 e, ainda no século XIX, recebeu grande contingente de imigrantes italianos. Assim, todos os aspectos da vida social (trabalho, arquitetura, festas tradicionais, culinária, indústria etc.) são fortemente influenciados pelos costumes europeus.
Segundo classificação da ONU, o município ocupa a 10.ª posição no ranking de melhor cidade para se morar no Brasil. No entanto, a preservação da natureza e dos locais públicos, a infraestrutura, a diversidade de opções de lazer e a receptividade de seu povo tornam Timbó, igualmente, um adequado destino turístico.
Aqui os principais pontos turísticos de Timbó:
Parque Ecológico Freymund Germer
Também chamado de Morro Azul, é o pico mais alto de Timbó (758 metros de altitude). Está localizado a 13 km do centro e, além da deslumbrante vista, contém estrutura para prática de voo livre e camping.
Jardim Botânico
Indicado para visitantes que pretendem passar um dia tranquilo em meio à natureza. O local está equipado com churrasqueiras, parquinho para as crianças e também oferece trilhas ecológicas e lagos.
Represa do Rio Benedito
Parte integrante do Complexo de Thapyoka que, por sua vez, é o mais relevante ponto turístico do município. A represa e a ponte Thapyoka foram construídas no século XIX pelos imigrantes alemães. Sua localização é central e proporciona uma propícia paisagem para fotos.
Parque Central
Parque posicionado no centro da cidade e que, certamente, é outra opção de passeios com a família. Está provido de infraestrutura completa para recepcionar os turistas e os moradores que praticam esportes, visto que disponibiliza quadras poliesportivas, de futebol de areia, de vôlei e pista de skate.
Casa do Artesão
Timbó é reconhecida por valorizar tanto a tecnologia quanto a produção artesanal, ou seja, a cidade mantém suas raízes e tradições vivas. Os visitantes podem encontrar no local uma amostra dos produtos elaborados por artesãos locais.
Museu da Música
Construído no século XX e muito apreciado pelos amantes da música. O museu conta com um acervo de mais de mil objetos datados de cinco séculos, nos quais estão inclusos instrumentos musicais, acessórios, desenhos técnicos, livros e partituras.
Museu do Imigrante
Lugar para preservação da memória de Timbó e reafirmação de sua história e identidade. Situado na área central e recebe visitação por meio de agendamento e com acompanhamento de um guia.
Casa do Poeta Lindolf Bell
Lindolf Bell é um dos mais renomados nomes da poesia brasileira. Por essa razão, a casa onde residiu foi transformada em museu, com o intuito de preservar e divulgar a memória, o estilo e a produção poética do ilustre morador da cidade.
Timbó concede aos seus visitantes um passeio repleto de conhecimentos e encantos. Devido à pandemia, é possível que alguns de seus pontos turísticos estejam, temporariamente, restritos. Contudo, o isolamento social pode ser período propício para efetuar um planejamento mais minucioso de viagem.
Com apoio do Clube Candeias.