Das Cataratas do Iguaçu ao litoral do estado, dos Vales do Iguaçu até o Norte do Paraná e o Norte Pioneiro, são muitas as opções capazes de agradar os mais diversos públicos.

O Estado do Paraná, na região Sul do Brasil, é o destino propício para quase todo tipo de turismo: romântico, de contato com a natureza, religioso, familiar, praiano, cultural, gastronômico, rural e de aventura.

Das Cataratas do Iguaçu ao litoral do estado, dos Vales do Iguaçu até o Norte do Paraná e o Norte Pioneiro, são muitas as opções capazes de agradar os mais diversos públicos. Abaixo, tem-se uma seleção com cinco locais no estado do Paraná para se passar um final de semana:

1. Curitiba

Capital do Estado, é a maior cidade do Sul do país. Muito conhecida por ser referência quando o assunto é qualidade de vida, Curitiba foi eleita a cidade brasileira mais inteligente (ranking Connected Smart Cities). Por ter sofrido forte influência dos imigrantes europeus, conta com uma grande diversidade tanto gastronômica quanto cultural.

TURISMO: Os destaques de Curitiba

Outros pontos de destaque em Curitiba são a mobilidade urbana, a produção artística e o transporte público (que conta, inclusive, com a Linha Turismo, responsável por seguir um roteiro que contempla os pontos turísticos preferidos dos turistas. São vinte e quatro paradas ao todo e o custo – atualmente – é de cinquenta reais por turista.).

São muitas as atrações da cidade, como, por exemplo: Passeio Público (parque mais antigo de Curitiba, de 1886), Rua 24 horas (com excelentes bares, restaurantes e lanchonetes), Jardim Botânico (um dos locais mais visitados), Museu Oscar Niemeyer, Parque Tanguá (foto que abre a matéria) e Ópera De Arame.

2. Foz do Iguaçu

Localizada ao ponto mais Extremo do Oeste do Paraná, a Terra das Cataratas possui um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, com cerca de 28 mil leitos, e faz fronteira com o Paraguai e com a Argentina.

A principal atração são as Cataratas do Iguaçu, um complexo que soma 275 quedas d’água ao longo de quase5 km do Rio Iguaçu. Dentre os demais passeios em Foz, tem-se: Marco das Três Fronteiras, Usina de Itaipu, Parque das Aves e o lindíssimo Templo Budista.

3. Guaratuba

Localizada na região Leste do Estado, área litorânea, Guaratuba atrai os turistas não só pelos seus 22 km de praia, mas também pela serra e pelas montanhas. Por lá, é possível curtir as praias de areias claras e águas limpas, a Baía de Guaratuba e o Salto Parati, além de visitar o Casarão do Porto e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso.

4. Londrina

Tendo recebido imigrantes das mais diversas nacionalidades, como italianos, portugueses, japoneses, alemães e árabes, Londrina é a maior cidade do interior do Estado e um importante centro econômico.

Dentre as suas atrações estão o Parque Arthur Thomas (uma floresta urbana próxima ao centro da cidade, com mais de oitenta e cinco hectares), o Jardim Botânico de Londrina e o Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon.

5. Ponta Grossa

Com atrativos naturais e tratamento respeitoso ao meio ambiente, Ponta Grossa, de raiz tropeira, se destaca no turismo com opções como, por exemplo, o Parque Estadual de Vila Velha (morada de arenitos milenares) e o Buraco do Padre (uma espécie de anfiteatro subterrâneo, com uma sutil cascata de trinta metros de altura, formando uma paisagem de tirar o fôlego).

 

Comentários

Leave A Comment