No topo da Serra da Mantiqueira, divisa de São Paulo com Minas Gerais, um pequeno povoado (pouco mais de 5 mil habitantes) com ares europeu se destaca com um dos destinos mais procurados no inverno, é o distrito de Monte Verde, que faz parte da cidade de Camanducaia (MG).
Cercada por uma cadeia de montanhas e com rica fauna e flora, recebeu em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil pela revista “Quatro Rodas”, e no ano seguinte foi votada como a “mais romântica”.
Ele foi fundado pela família Grinberg, que veio da Letônia, e encontrou nessas terras os “ares” de sua terra natal que haviam deixado para trás.
Durante as décadas de 70 a 90, o difícil acesso (a estrada era de terra batida, com muitas curvas e bastante íngreme) fez com que essa “pequena suíça” fosse um destino quase restrito, onde só chegam veículos 4×4 ou pequenos aviões, já que a pista de aterrissagem foi uma das primeiras “construções” do local e que é hoje o aeroporto mais alto do Brasil, a 1.560 metros de altitude.
Termômetro negativo
A temperatura pode chegar a -7ºC durante os meses de junho e julho, e o grande termômetro localizado no centro é um dos pontos quase obrigatório para as “selfies”.
Lojinhas e galerias com arquitetura germânica oferecem produtos da região, como queijos, geleias e cervejas artesanais e produtos em lã e couro. O símbolo da cidade é o esquilo, que podem ser vistos serelepes subindo e descendo das árvores.
O frio convida à boa mesa, e a única avenida que corta o povoado oferece uma gastronomia internacional, com destaque para os fondues, trufas e receitas alemãs.
As fábricas e lojas de chocolate são um programa à parte, com direito a degustação. Cada uma tem seu produto único que vai além de bombons e barrinhas, como por exemplo a feijoada de chocolate.
Trekking
Os adeptos do trekking encontram trilhas para as grandes pedras que são proteção natural dos fortes ventos que passeiam pelo topo das montanhas. Esses caminhos levam a Pedra Redonda, Platô, Pedra Partida, Chapéu do Bispo e Pico Selado, esse último restrito a escaladores que podem deixar mensagem no livro do cume, que fica dentro de um tupperware.
Há uma grande oferta de hotéis e pousadas com chalés, quase sempre com lareiras e hidromassagens.
Merecem destaque a pousada Pedra dos Sonhos uma das construções sobre uma imensa pedra que dá a sensação de se estar quase tocando o céu; a pousada Jardim da Mantiqueira tem enormes janelas junto às hidromassagens dos apartamentos, integrando-os a natureza, e a Villa Coração Guest House, uma luxuosa casa que oferece apartamentos com decoração clássica e onde é possível vivenciar o luxo e o charme que fazem parte do clima da cidade.
Monte Verde é um ótimo destino para quem procura um final de semana diferente.
Como chegar
O acesso a Monte Verde é pela Rodovia Fernão Dias, parte da BR-381, com os 30 km finais (da sede do município ao distrito) em estrada asfaltada e íngreme
Onde ficar
São vários hotéis e pousadas, mas seguem boas dicas
Pousada Pedras e Sonhos
Patrícia de Campos, texto e fotos