Caminhar e explorar a Mata Atlântica é vivenciar uma região que guarda traços históricos e culturais que contam parte da história do Brasil. Um dos biomas mais ricos e, também, ameaçados do planeta, a Mata Atlântica abriga biodiversidade e paisagens deslumbrantes.
Conheça três roteiros dentro da Mata Atlântica:
1.Caminho do Ouro
Imagine caminhar por um trajeto calçado no século XVIII por africanos escravizados e que, antes disso, já era usado por povos indígenas.
O Caminho do Ouro, em Paraty (Rio de Janeiro), é um mergulho na história e na cultura brasileira. Durante o passeio, organizado pela Paraty Explorer, os visitantes atravessam trechos preservados da estrada, cercados por árvores centenárias e aves exóticas.

Caminho do Ouro.
No final, duas famosas cachoeiras – o Poço do Tarzan e a Cachoeira do Tobogã – proporcionam um banho refrescante. Para encerrar, uma visita a uma destilaria de cachaça traz um toque gastronômico à experiência.
TURISMO: Conhecer Paraty é visitar o passado
2.Aquatrekking Malvinas
Para quem busca um desafio diferente, o Aquatrekking Malvinas (foto da capa), promovido pela Adventurous Friends, em Jaguariaíva, no Paraná, combina caminhada e trilha aquática.
O percurso atravessa a Mata Atlântica e passa pelo leito do Rio Sabiá, com paradas em duas cachoeiras escondidas: a Malvinas e a Secreta. Atravessando um cânion com paredões de até 50 metros de altura, os participantes experimentam a sensação de estar completamente imersos na natureza selvagem. A atividade é indicada para quem está em boas condições físicas e busca uma experiência radical.
3.Ilha do Cardoso e Vila do Marujá
Para quem prefere um roteiro mais contemplativo, a expedição organizada pela VaiViver à Ilha do Cardoso é uma experiência completa de ecoturismo.
Localizada no Extremo Sul de São Paulo, a Ilha é uma reserva ambiental de 13,6 mil hectares que abriga ecossistemas como manguezais, restingas e matas preservadas.

Ilha do Cardoso.
O passeio inclui trilhas leves até a Cachoeira Grande, observação de golfinhos na Baía dos Golfinhos e uma vivência cultural na Vila do Marujá, com direito a um tradicional fandango caiçara. Para fechar a viagem, um passeio de caiaque ou stand-up paddle na Praia do Pereirinha proporciona uma interação ainda maior com a natureza.
As empresas citadas fazem parte da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre.
Com apoio Atré Comunicação Personalizada






