São apenas 21 km² e menos de quatro mil habitantes. Santo Eustáquio, ou Statia, é uma pequena ilha holandesa nas Pequenas Antilhas no mar do Caribe, ainda pouco conhecida pelos turistas, mas pronta para ser explorada. É cercada por paisagens deslumbrantes e você pode, no mesmo dia, subir ao alto da cratera de um vulcão extinto no monte Mazinga de 602 metros de altura e mergulhar nas profundezes do Oceano Atlântico.
A ilha de Santo Eustáquio fazia parte das Antilhas Neerlandesas até 2011 e hoje é um município especial dos Países Baixos. Por isso, lá a língua oficial é o holandês, mas no cotidiano, falam inglês e, também, um crioulo local baseado no inglês.
A capital – e única cidade da ilha – é Oranjestad, que foi construída em torno do Forte Zoutman em 1798. Caminhar por ela é viver um grande museu a céu aberto para se admirar antigas construções. A ilha teve seu auge no século 18 quando o comércio entre África e Europa se dava pelo Caribe. St. Eustatius, governada pela Holanda, era território livre de impostos e Oranjestad era um porto de grandes comércios. Isso fez com que a ilha ficasse popularmente conhecida como “Golden Rock” (pedra de ouro).
Cercada por um mar de azul exuberante, outro grande atrativo do destino são os mergulhos.
A ilha é reconhecida por ser uma das melhores para se mergulhar no Caribe. Isso porque a vida marinha é riquíssima e oferece uma diversidade de espécies para observação impressionante.
Por conta da grande quantidade de embarcações que frequentaram a região nos tempos áureos do comércio, os navios afundados representam um enorme recife artificial com lindas paredes de coral, moreias, cavalos marinhos, polvos e peixes dos mais raros.
Na ilha, está o Golden Rock Resort que oferece experiências autênticas aos visitantes.
São 32 acomodações, entre Deluxe Room com 40 m² e Suites com 80 m², cozinha e quarto com vista para o Oceano. O hotel conta com restaurante, spa, centro fitness, piscina com borda infinita e principalmente, muita tranquilidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa