Seis anos após escrever Como Usar a Mídia a seu Favor – As melhores práticas para ser notícia, o jornalista Paulo Piratininga, diretor da Scritta Comunicação Corporativa, lançou em 2014 o livro Melhores Práticas para se Relacionar com a Imprensa.
A obra, da Editora CLA Cultura, revela novas dicas e práticas para as empresas estreitarem laços com a imprensa e transformarem um fato corporativo em negócio.
“Vi e aprendi muitas coisas em meus trinta anos de profissão, 21 deles na Scritta. Aprendi com as surpresas do noticiário, com crises inesperadas e também com as crises preanunciadas nas empresas atendidas. Muitas práticas e procedimentos expostos no livro são frutos desses ensinamentos, mas, sobretudo, do trabalho diário, da dedicação e da rotina mantidas por mim e pela minha equipe”, analisa o autor.
As 160 páginas são subdivididas em oito seções. Três merecem destaque. Uma destina-se a abordar os desafios da comunicação na era digital. Outro trata sobre o gerenciamento de crises, realidade que ganha ainda mais evidência com o advento das mídias sociais. Por fim, a obra traça um mapa das mídias de todo o país, ressaltando o poder permanente de meios segmentados e da imprensa regional.
“É uma publicação que deve estar na mesa de trabalho dos dirigentes, gestores de marketing e comunicação, especialmente de empresas de médio e pequeno porte. Procurei elencar recomendações práticas para alcançar sucesso nesse terreno sempre delicado que é a relação com jornalistas, sem ter de gastar uma fortuna”, avalia.
Publicado no Aeroporto Jornal – setembro/2014
Foto: Austin Distel/ Unsplash